Como evitar bolhas e perda de unhas dos pés em maratonas

Pergunta: Como evitar bolhas e perda de unhas dos pés em maratonas?

Pé - CDC

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Muitos corredores não cuidam dos seus pés como deveriam, conhecer a anatomia dos pés é muito importante.

O desempenho de um corredor pode estar ligado diretamente aos cuidados que ela tem com seus pés.

O primeiro passo é saber mantê-los secos e higienizados, não usar meias que não se ajustem confortavelmente, sendo excessivamente apertadas ou soltas, usar calçados adequados, cortar as unhas sem causar ferimentos.

O calçado que o corredor usa é um forte aliado na absorção do impacto, a escolha do calçado é o primeiro passo para evitar aparecimento de bolhas e calos, que prejudicarão o desempenho na corrida.

PUBLICIDADE

A preocupação com os pés, sua pisada, deve estar diretamente ligada a postura física do corredor, mesmo quando não estiver treinando, simplesmente andando.

As bolhas que surgem pela fricção com as meias ou com o calçado e acabam por também afetar as unhas, devido ao impacto constante.

A falta de cuidado com o crescimento das unhas, não as cortando adequadamente poderão impedir que o corredor possa ter o desempenho adequado.

O atleta deve manter seus calçados em lugar arejado e seco, sem deixar meias dentro deles, não deve usar o calçado usado nos treinos e nas corridas no usos diário, observo em muitas corridas de rua atletas usando meias, acredito as meias são fatores de proteção para os pés, porém devem ser adequadas e que não sejam de nylon, e sim de algodão.

Embora possa ser um pouco dispendioso é aconselhável que os atletas passem a ter os cuidados com os pés, por uma pessoa profissional pedicure.

Boas corridas para todos!

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

PUBLICIDADE

As vezes é inevitável acontecer algumas dessas possibilidades, bolhas e perda de unhas. Faz parte da corrida.

Porém, pode-se evitar usando tênis de uma numeração acima ou o mesmo número mas com forma maior.

As meias tem que ser as mais confortáveis possíveis. Eu por exemplo, uso meias finas de algodão e de cano. Evitar ao máximo molhar os tênis no treino e na corrida.

Hoje em dia com a tecnologia dos tênis, meias, ou seja, vestimenta em geral para corrida, é mais difícil disso acontecer. Na minha época de corrida, anos 70 e 80, a vestimenta eram mais rústicas, aí para eu compensar essa dificuldade, meu Conga era um número maior e as meias eram essas que usamos para calçar sapatos, ou seja, sociais, que eram as mais finas que existiam, pois para corrida as meias de algodão eram grossas demais, tipo meião de cano curto.

É isso, quer evitar bolhas e perda de unha, o calçado deve um número maior ou forma grande e as meias a mais finas e absorventes de suor.

Resposta do Professor Luis Tavares

As bolhas geralmente surgem pela fricção (atrito), devido ao uso de tênis mal ajustados aos pés. O tratamento em casa consiste em evitar a fricção, lavar a área afetada com água morna e sabão e aplicar uma compressa seca. A cura pode levar uma semana ou mais, se a pele por baixo da bolha estiver lesada ou infectada.

Jamais arrebente um bolha, a não ser em caso de grande incômodo, pois só aumentará o risco de infecção. O líquido dentro da bolha será reabsorvido e a bolha desaparecerá.

Caso tenha que arrebentar a bolha, lave bem as mãos e a área afetada. Use uma agulha fina e esterilizada e perfure a bolha de um lado e do outro e aperte levemente com algodão. Limpe a região e faça um pequeno curativo.

Se a bolha arrebentar acidentalmente exponha ao ar o mais que puder, e só a cubra se houver risco de penetração de sujeira. Se a bolha infeccionar ou surgir sem causa aparente, consulte um médico.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Lesões comuns nos pés dos corredores
Problemas na unha do pé
Pés suados - Hiperhidrose
Calosidades e calos nos pés
Tênis de Corrida, como escolher
Dicas sobre tênis de corrida
Podoposturologia - Reprogramação postural através dos pés
Cuidados com a saúde dos seus pés


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar