Palmilhas de amortecimento para o corredor

Pergunta: Palmilhas de amortecimento são indicadas para o corredor de longa distância ou somente o amortecimento do tênis de corrida é suficiente?

Palmilhas - Nasa

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

As palmilhas são materiais de segurança para o corredor, logicamente elas devem ser usadas quando indicadas por profissionais da área médica ou da ortopedia.

As palmilhas são responsáveis por reduzirem significativamente, lesões, traumas, contusões, nos membros inferiores, evitam também problemas de postura.

Corredores de fundo como maratonistas, marchadores, pessoal que gosta de rodar longas distâncias deve pela orientação de ortopedistas e médicos da área esportiva, usar como segurança, palmilhas ortopédicas.

Idosos em sua maioria, devem usar palmilhas, pois estas evitam dores nos pés nas pernas, nos joelhos.

Na Europa principalmente, lojas que vendem tênis ou sapatilhas de corridas, existem profissionais, pessoas que dão orientações sobre uso de palmilhas.

PUBLICIDADE

Logicamente como já afirmei as palmilhas não devem ser usadas aleatoriamente, sempre é aconselhável a orientação de um profissional.

O simples fato de ir a uma loja de esportes e comprar um tênis de corrida, pode parecer bastante simples, entretanto a orientação de um profissional, de um especialista em pés, pode realmente ajudar.

Normalmente as lojas de esporte que vendem tênis procuram impressionar o comprador, mostrando a flexibilidade, quando na verdade a principal característica de segurança e qualidade de um tênis não é sua flexibilidade e sim sua capacidade de impacto no solo.

Quando o corredor vai comprar um tênis, ele sempre é impressionado pelo vendedor pela marca famosa do calçado, mas a melhor característica de um tênis de qualidade é o impacto no solo e não sua aparente flexibilidade.

boas corridas para todos com segurança no calçado usado.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Palmilhas de amortecimento são indicadas para o corredor de longa distância ou somente o amortecimento do tênis de corrida é suficiente?

PUBLICIDADE

O mais recomendável é consultar um ortopedista.

Eu por exemplo não me adapto a essas coisas, prefiro um tênis baixo, além do que sou magro pra burro, só a gaiola, não carrego muito peso e a minha pisada é a correta, ou seja, toco o solo primeiro com a parte anterior do pé e depois escorrego para o calcanhar bem de leve.

Já pessoas que estão começando a correr e com um peso acima do normal, o ideal é um tênis com mais amortecimento e, tentar corrigir a biomecânica para não sofrer depois.

Eu vejo a palmilha como um corretor de pisada, mas como eu disse no começo, o melhor é consultar um ortopedista.

É isso.

Resposta do Professor Luis Tavares

Os tênis de corrida cada vez mais melhoram a tecnologia de amortecimento de impacto, principalmente em virtude de cada vez mais estarmos correndo distâncias maiores. Por isso não há necessidades de palmilhas especiais para amortecimentos, porém existem atletas mais propensos a lesões e nesse caso aconselho palmilhas de amortecimento para o impacto para auxiliá-lo nesse sentido.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Tênis de Corrida, como escolher
Categorias dos tênis de corrida
Durabilidade do tênis de corrida
Usar tênis de corrida inadequado ou gasto pode ocasionar que problemas?
Para que tipo de corredor é recomendado o tênis de competição mais leve?
Tênis Minimalista - Vantagens e desvantagens
Exercícios de Alto Impacto e Artrose
Reduzir impacto para prevenir lesões
Palmilhas 
Lesões por superuso x Lesões traumáticas
Correr descalço não garante vida esportiva mais longa


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar