O que são treinos intervalados

Pergunta: O que são treinos intervalados?

Corredora - CDC

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

No treinamento os métodos intervalados podem ser feitos de várias formas, dependendo do objetivo que se tem para o atleta.

Nos treinamentos que dou, uso o intervalo, prevendo a possibilidade do corredor mesmo em situação anaeróbia, ter uma pausa adequada para reiniciar os tiros.

Medindo a frequência cardíaca com que o corredor terminou um dos seus tiros, procurando que ele reinicie outro tiro quando sua frequência cardíaca voltar ao estágio inicial.

Os batimentos podem apresentar anomalias que nem sempre demonstram condições patológicas. O estado emocional, o cansaço, a ansiedade podem alterar os batimentos cardíacos do atleta, às vezes mesmo após o período de repouso os batimentos poderão ser altos, por isso o "follow up" do treinador deve ser contínuo.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Treinos intervalados são todos os que são realizados com intervalos, pode ser fartlek, intervall-training, ou trabalhos de peso em academia.

PUBLICIDADE

Mas o mais famoso é o intervall-training, que consiste em repetições de uma certa distância com intervalos de descanso entre as repetições. Esses descansos podem ser totalmente parado ou ativo, ou seja, o sujeito dá um tiro de 400m e trota o intervalo, que pode ser por tempo ou distância.

No fartlek ocorre a mesma coisa, porém o fartlek é um jogo de velocidade, trabalho de força e resistência, tudo misturado.

Uma coisa tem que ser ressaltada, esse trabalho de intervalados deve começar após o atleta já estar maduro, ou seja, uma boa base antes de tudo, pois é um treinamento que exige muito da musculatura e tendões.

Resposta do Professor Luis Tavares

Treino intervalado consiste em um treino fragmentado do esforço total, com períodos de recuperação. Ou seja alterna em ritmo mais intenso (forte), com ritmo leve para recuperação.

Por exemplo, ao invés de se correr 8 km em um mesmo ritmo, pode se correr 10 x 400 metros em ritmo mais intenso, intercalado com 10 x 400 m leve para recuperação total, no final acaba dando os 8 km de treino.

Esse tipo de treino melhora o seu limiar anaeróbico, fazendo com que no futuro você corra em ritmo mais forte do habitual.

Também melhora o seu condicionamento cardiorrespiratório, e maior queima calórica.

Professor Luis TavaresTelefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Treino Fartlek
Tiros de até 200 metros podem entrar no treinamento do corredor de longa distância?
Melhorando a velocidade de fundistas
Velocidade no limiar de lactato
Treinos de velocidade para corredores amadores
VO2 máximo, Limiar Anaeróbico, Ácido láctico ou lático
Estratégias para treinos fortes seguidos
Correr na rua com segurança - O Jogo de Velocidade
Treino de velocidade não precisa ser na pista
Força a resistência e a velocidade são capacidades motoras fundamentais para corredores e não corredores
Existe um método ideal de treinamento para corredores de fundo?
Dicas para quem vai participar pela primeira vez de uma corrida cross country
O que é limiar de lactato e qual a sua importância para o atleta de fundo?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:


VoltarVoltar