Copacabana Runners

Picolinato de cromo
Emagrecimento e desenvolvimento muscular

Pílulas - NIH

O que é picolinato de cromo?

O picolinato de cromo é um composto químico que é vendido como suplemento alimentar para prevenir e tratar a deficiência de cromo. Ele é um complexo vermelho brilhante derivado do cromo e ácido picolinato. Pequenas quantidades de cromo são necessárias para utilização da glicose pela insulina, porém sua deficiência é extremamente rara e foi observada apenas em pacientes hospitalizados com dietas de longo prazo.

Picolinato de cromo para a saúde, emagrecimento e desenvolvimento muscular

Algumas organizações comerciais promovem o picolinato de cromo para auxiliar o desenvolvimento muscular de atletas e ajudar o emagrecimento. Entretanto, vários estudos falharam em demonstrar os efeitos do picolinato de cromo tanto no desenvolvimento muscular, quanto na perda de gordura.

Existem alegações de que a suplementação com picolinato de cromo ajudaria na redução da resistência à insulina, particularmente em diabéticos. Porém, estudo de meta-análise não mostrou associação entre o cromo e concentrações de glicose e insulina para pessoas sem diabetes e teve resultados inconclusivos para diabéticos. 

Estudos subseqüentes obtiveram resultados diversos, com um não encontrando efeitos em pessoas com problemas de tolerância à glicose, mas outro achando um pequena melhora na resistência à glicose. A revisão desses estudos concluiu que o picolinato de cromo não tem efeito em pessoas saudáveis, mas poderia melhorar o metabolismo da glicose em diabéticos, embora a evidência para isso ainda seja fraca.

Suplementação com picolinato de cromo e preocupações com a saúde

Existe a preocupação de que picolinato de cromo aumente a probabilidade de danos e mutação do DNA, porém isso ainda é tema de debate. Alguns estudos indicam que o picolinato de cromo é seguro até em altas doses. Estudo em ratos mostrou que a suplementação com picolinato de cromo resultou em defeitos no esqueleto, enquanto que em outro estudo com moscas a suplementação com picolinato de cromo gerou aberrações cromossômicas, esterilidade e mutações letais.

Regulação de suplementos de picolinato de cromo

Baseados nos resultados sugerindo que picolinato de cromo poderia causar câncer, o "Expert Group on Vitamins and Minerals" do Reino Unido juntou-se à solicitação de 2003 do "Standards and Safety Group" para que a industria de suplementos alimentares voluntariamente retira-se a sua comercialização. Uma pesquisa de dados sobre a toxidade em humanos feita pelo "Committee on Mutagenicity at the Food Standards and Safety Group" notou vários casos de insuficiência renal que poderiam ter sido causados pela suplementação de picolinato de cromo e pediu mais estudos para averiguação.

Saiba mais:
Cromo
Hoodia para emagrecer

Fórmulas para emagrecer
Remédios e medicamentos para emagrecer





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Chromium(III) picolinate" (en.wikipedia.org/wiki/Chromium(III)_picolinate).