Copacabana Runners

Pilates
Método, aparelhos, aulas

Abdomen definido - Nasa

O Método Pilates é um sistema de condicionamento físico, desenvolvido no início do século 20 por Joseph Pilates, que o chamava "Contrologia" em referência à forma como o método encorajava o uso na mente para controlar o corpo. Pilates é um programa de exercícios que foca os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a espinha. 

Os exercícios de Pilates ensinam a consciência da respiração, alinhamento da espinha e fortalecimento dos músculos dorsais profundos, o quais são importantes para aliviar e prevenir dores nas costas.

Descendente de gregos e nascido em 1880 na Alemanha, Joseph Pilates foi um entusiasta dos exercícios físicos e esportes (esquiador, ginasta, mergulhador, estudante de artes marciais) e desenvolveu seu corpo para um condicionamento excepcional. Pilates viajou para a Inglaterra antes da Primeira Guerra Mundial, onde trabalhou como boxeador e artista de circo. Durante a Guerra, ele ficou prisioneiro na ilha de Man, com outras pessoas de nacionalidade alemã. Como enfermeiro, ele investigou formas de reabilitar vítimas acamadas da pandemia de influenza de 1918. Desta forma, ele criou uma série de movimentos que poderiam ser praticados dentro do confinamento desse ambiente controlado. O Pilates Reformer, um dos aparelhos de Pilates, é baseado numa cama antiga de hospital. Retornando à Alemanha logo depois da guerra, ele começou a treinar boxeadores profissionais e policiais. Depois disso, Pilates mudou-se para os Estados Unidos e abriu sua própria academia de treinamento.

Ao invés de fazer muitas repetições de cada exercício, Pilates preferia menor quantidade de movimentos mais precisos. Ele desenvolveu mais de 500 exercícios específicos. Pilates acreditava que a saúde física e mental eram essenciais uma para a outra e criou o que sustenta-se ser um método de condicionamento total do corpo que enfatiza o equilíbrio, concentração, controle, precisão e movimentos fluidos, os quais resultam em mais flexibilidade, força, tônus muscular, consciência corporal, energia e concentração. Pilates também elaborou cinco aparelhos principais que geralmente que ele pregava que deveriam ser usados para melhores resultados.

Nas aulas, praticantes de Pilates usavam o próprio corpo como peso no treinamento para desenvolver força e flexibilidade. Hoje em dia, Pilates é usado como processo de reabilitação por muitos fisioterapeutas. O foco do Pilates em fortalecer músculos posturais e a consciência postural são especialmente indicados para alívio e prevenção da dor nas costas. Pesquisas e teorias no aprendizado motor, biomecânica e fisiologia ajudam a dar suporte ao fenômeno experimentado por muitos praticantes de Pilates.

Pilates, falecido em 1967, treinou muitos dançarinos e atletas profissionais e hoje em dia seu método é uma modalidade de condicionamento físico bastante popular com muitos artistas atribuindo sua boa forma à sua prática. Em anos recentes, o método Pilates tem sido objeto de vários estudos e está ganhando aceitação entre profissionais médicos até em condições antes contra-indicadas como gravidez.

O método Pilates foi desenvolvido para o condicionamento completo do corpo. Talvez, para um iniciante, ele não dê treinamento cardiovascular suficiente. Porém, uma vez dominado, Pilates treina força, tônus e realinha o corpo. As aulas de Pilates evitam alto impacto, muita explosão de força e cargas pesadas para os músculos e esqueleto.


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Artigos relacionados: 
Reeducação Postural Global - RPG

Hiperplasia muscular
Hipertrofia muscular
Alongamentos
Dor nas costas
Hérnia de disco - Dores nas costas
Discectomia percutânea - Nova técnica permite retirar hérnia de disco
Dores nas costas - Hérnia
Dor Lombar
Encaixe do quadril não existe
Coluna vertebral
Flexibilidade
O que você precisa saber sobre suas costas
Dores nas costas
Quando a corrida desorganiza o corpo - Desequilíbrios musculares e posturais
Escoliose
Musculação
Ginástica
Educação física
Dicas para como reduzir e perder barriga
Pilates
Ficar em forma sem frescura
Exercício irregular
Malhar não precisa complicar
Três meses na academia - O desafio da barreira
Academia em casa não é tão simples assim
Erros mais comuns cometidos por quem frequenta academia
Malhar em academia - Vantagens e possíveis desvantagens
Academia - Porque as pessoas desistem
Academia de Ginástica - Como escolher Academias?
Aparelhos de ginástica passiva funcionam?
Aparelhos Abdominais - aparelho abdominal para fortalecer abdome
Yoga e Musculação se Completam?
Yoga
Exercícios físicos para gestantes e cuidados durante atividade física
Curves
Amplitude de Movimentos na Musculação
Série simples e pesada na musculação libera mais testosterona
Musculação em forma de circuito
Biografia de Joseph Hubertus Pilates
O Método Pilates
As aulas de Pilates
Para que serve o Método Pilates?
Pilates x Musculação
As Mudanças no Pilates
Pilates no Pré, Peri e Pós-Natal
O Stúdio de Pilates
Pilates e o treinamento de corrida
Exercícios físicos e problemas de coluna como lordose, cifose e escoliose
O que é treino funcional
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2006, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Pilates" (en.wikipedia.org/wiki/Pilates).



Menu da Seção Treinamento Esportivo
Guia para Começar a correr | O Caminho para o Sucesso na Maratona
Perguntas e Respostas | Programas de Treinamento
Treinadores Online | Artigos | Fisiologia do exercício | Livros | Livros em Inglês

VoltarVoltar