Copacabana Runners

Poliomielite - Paralisia infantil
Sintomas, vacina, prevenção

Fisioterapia em paciente como poliomielite - The National Library of Medicine

O que é poliomielite e paralisia infantil

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte.

Com que idade pode-se contrair poliomielite e paralisia infantil

Pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, embora crianças pequenas sejam mais freqüentemente afetadas (paralisia infantil).

Como a poliomielite se espalha

A poliomielite não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação. Quando o poliovírus se espalha isso geralmente acontece dentro do lar. O vírus pode se propagar através de contato com objetos, privadas ou mãos. Em pessoas não vacinadas também é possível que o vírus da poliomielite se espalhe através de secreções respiratórias.

Sintomas da poliomielite

Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe pode alguns dias ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarréia ou constipação, e dor de garganta

Em aproximadamente 4% dos casos, a poliomielite causa meningite, uma infecção nos revestimentos do cérebro. Em menos de 1% dos casos de poliomielite há paralisia que torna difícil mover um ou ambos os braços e pernas, e mais raramente, os músculos respiratórios,

Quando os sintomas da poliomielite aparecem depois da infecção?

Os sintomas da poliomielite geralmente aparecem de 6 a 14 dias depois da infecção pelo vírus, mas há casos em que demoraram só 3 dias ou mais de 35 dias.

Como e por quanto tempo a pessoa pode transmitir a poliomielite?

A poliomielite é altamente infecciosa. Somente humanos podem contrair poliomielite. Pacientes são mais infecciosos de 10 dias antes a 10 dias depois do aparecimento dos sintomas. Porém, pacientes podem espalhar a poliomielite pelo tempo que o vírus estiver no intestino e saliva. O vírus pode ser encontrado na saliva de pacientes por aproximadamente 1 semana depois do aparecimento dos sintomas e no intestino por 3 a 6 semanas.

Infecções passadas de poliomielite fazem a pessoa ficar imune?

Há três tipos de poliovírus. Infecção por um desses tipos ocasiona imunidade para toda a vida para esse tipo específico, mas não necessariamente para os outros tipos.

Tratamento para poliomielite

Não é remédios nem antibióticos específicos que sejam eficientes contra o poliovírus. Pessoas que contraem poliomielite precisam de atenção médica para avaliar as complicações potenciais da doença e para reabilitação.

Complicações associadas à
poliomielite

A complicação mais séria da poliomielite é a paralisia, que geralmente afeta as pernas. A paralisia dos músculos usados na respiração e deglutição pode ocasionar morte.

Vacina para poliomielite

Existem dois tipos de vacina contra poliomielite: a oral com vírus vivo e a injetável com vírus inativo. A vacina oral para poliomielite é dada em gotas na boca. A vacina injetável é dada na perna ou braço. A programação de vacinação recomendada para crianças é de de um total de 4 doses dadas com 2 e 4 meses de idade, entre 6 e 18 meses de idade, e com 4 anos.

Prevenção da poliomielite

A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade.

Saiba mais:
Vacina contra pólio - Vacinação de poliomielite
Meningite viral e bacteriana
Vacinas - Vacina conta Influenza, Anti-pneumocócica, Hepatite A B, Tétano e Difteria
Doença meningocócica e meningite - Sintomas, transmissão e tratamento
Encefalite e Meningite



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:



comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
New York City Department of Health and Mental Hygiene