Como praticar mais atividades físicas

Casal dançando - NIH

As pessoas costumam ter várias razões para evitar atividade física. Elas sentem-se muito cansadas, ocupadas, fora de forma ou velhas... E a lista continua. Porém, esses obstáculos tornam-se menores comparados aos muitos benefícios de elevar seu nível de atividade física, mesmo que esse aumento seja modesto. Independente da sua idade, sexo ou capacidade atlética, atividade física pode melhorar sua saúde e bem-estar.

O que atividade física pode fazer para você? Em conjunto com alimentação balanceada, pode ajudá-lo a alcançar e manter um peso saudável. Também pode ajudar a prevenir ou postergar o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, pressão alta e alguns tipos de câncer. Sem bem-estar geral pode melhorar, uma vez que atividade física ajuda a reduzir o estresse, ter mais energia, dormir melhor e combater depressão e ansiedade.

PUBLICIDADE

Algumas atividades físicas - como exercícios que sustentam o peso do corpo como corrida, tênis e musculação – também podem ajudar a construir e manter músculos e ossos saudáveis. Isso é importante em qualquer idade, mas especialmente para idosos.

Especialistas recomendam que adultos façam pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias da semana. Durante atividades físicas de intensidade moderada, sua respiração fica mais rápida e falar é mais difícil, mas ainda será capaz de manter uma conversa.

Crianças e adolescentes precisam do dobro de atividade física dos adultos. Caso seu objetivo seja emagrecer, procure fazer pelo menos uma hora de atividade física de intensidade moderada ou vigorosa todos os dias.

PUBLICIDADE

Caso esteja relutante de começar atividades físicas, reflita sobre os três principais obstáculos que enfrenta. Escreva-os e então liste as possíveis soluções. Se a sua preocupação for a despesa, escolha atividades gratuitas como caminhar. Se o clima for um obstáculo, considere praticar exercícios físicos em casa.

Caso compromissos com a família, amigos e trabalho o deixem com pouco tempo, encaixe atividade física na sua rotina diária. Tente caminhar durante o horário de almoço, usar as escadas ao invés do elevador ou aproveite o final da tarde para uma caminhada pela vizinhança. Mesmo tarefas como jardinagem e trabalhos domésticos podem ajudar a elevar seu nível de atividade física.

Algumas pessoas preferem exercícios físicos estruturados. Não importa que tipo de atividade física você escolha, certifique-se de incluir alguma que goste. Por ser que você goste de dança, jardinagem ou ciclismo. Escolha atividades físicas que se encaixem na sua rotina.

Dicas para praticar mais atividade físicas

* Primeiro consulte seu médico sobre o tipo e quantidade de atividade física correta para você.

* Comece devagar. Progrida até 30 minutos de atividades física para melhorar a saúde, 60 minutos para emagrecer, e 60-90 minutos para manter a perda de peso.

* Convide amigos e familiares para o acompanharem. Isso torna a atividade física mais divertida. Forme grupos de caminhada ou corrida com colegas de trabalho, brinque com seus filhos ao ar-livre, e faça aulas de dança com os amigos.

* Escolha atividades físicas que mais gosta e mantenha corpo e mente desafiados.

* Escute seu corpo. Consulte seu médico caso sinta desconforto no peito, tontura, dor de cabeça forte, e outros sintomas incomuns. 

* Mantenha registro do seu progresso.

* Estabeleça objetivos de curto e longo prazos para mantê-lo motivado.

* Celebre cada sucesso, você mereceu!

Saiba mais:
Mova-se para a sua saúde!
Sedentarismo
Como tornar exercícios físicos um hábito para a sua saúde
Como motivar sedentário a praticar exercícios físicos
Mudanças no estilo de vida, da saúde à doença
Hábitos Saudáveis de Vida
Atividade física regular e controle de peso
Benefícios da corrida para a saúde
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Atividade física e qualidade de vida
Elixir da vida longa é fazer exercício, comer pouco e meditar
Exercício físico na terceira idade - Benefícios
Benefícios dos exercícios físicos para idosos
Exercícios Físicos e Diabetes
Ficar em forma sem frescura
Exercício irregular
Malhar não precisa complicar
Malefícios da atividade física sem orientação
Somente 10 razões para praticar exercícios físicos
Disciplina para correr: "Eu sou o comandante da minha alma"
Caminhe! Caminhar ajuda a emagrecer e melhorar o condicionamento cardiovascular
Como o estresse crônico afeta seu corpo e mente
Idade e metabolismo: Como evitar ganho de peso ao envelhecer
Atividade física é associada à diminuição do risco para vários tipos de câncer
Você pode aumentar seu tempo de vida?
Superando as barreiras para praticar atividades físicas


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health