Copacabana Runners

Prevenção de varizes e convivendo com elas

Prevenção das varizes

Varizes não podem ser impedidas de formarem, mas existem formas de reduzir a gravidade das já existentes e diminuir o risco de novas varizes. Como prevenção a fim de diminuir o risco de novas varizes, assim como diminuir a gravidade das varizes já existentes, a pessoa pode:
* Praticar exercícios físicos. Mover as pernas com a caminhada, ou outra forma de exercício físico, pode ajudar a mover o sangue através do corpo.
* Controlar o peso corporal. Se a pessoa está obesa ou acima do peso, emagrecer reduzirá a pressão nas veias.
* Evitar salto alto e roupas apertadas. Calçados com salto baixo exercitam melhor a musculatura da panturrilha, o que melhora a força muscular e circulação sanguínea. Evitar roupas apertadas reduz pressão desnecessária sobre as veias.
* Evitar ficar muito tempo em pé ou sentado com as pernas dobradas ou cruzadas. Isso ajudará o fluxo sanguíneo e evitará pressão adicional nas veias.
* Elevar as pernas. Ao elevar as pernas quando estiver descansando ou dormindo pode-se ajudar o fluxo sanguíneo, especialmente ao elevar as pernas a um nível acima do coração.

Convivendo com as varizes

As varizes podem geralmente ser tratadas com cuidados pessoais. Caso procedimentos médicos sejam necessários, eles geralmente são efetivos e as varizes desaparecem. Porém, tratamentos não previnem a formação de novas varizes. É possível que a mesma veia varicosa reapareça depois do tratamento, porém isso não é comum.

Complicações decorrentes das varizes

Apenas uma pequena porcentagem de pessoas tem complicações decorrentes das varizes. As complicações podem incluir dermatite e tromboflebite.

Varizes e dermatite

A dermatite é uma erupção na pele que coça, e pode ocorrer nas pernas e tornozelos de pessoas com varizes nas pernas. Dermatite pode algumas vezes causar sangramento ou úlcera na pele caso seja coçada ou irritada.

Varizes e tromboflebite

A tromboflebite é um coágulo sanguíneo que ocorre na veia. Existem dois tipos de tromboflebites: trombose venosa profunda e tromboflebite superficial.

Tromboflebite superficial
A tromboflebite superficial é um coágulo sanguíneo que ocorre numa veia superficial e geralmente causa apenas pequenos problemas que são limitados à área da veia afetada. Coágulos em veias varicosas geralmente são desse tipo. Infecções, irritação por químicos, e outras condições, que causam irritação e inflamação das veias também podem ocasionar tromboflebite superficial.

Trombose de venosa profunda
A trombose venosa profunda é um coágulo sanguíneo que se desenvolve em veia mais profundas. Trombose venosa profunda pode ameaçar a vida caso o coágulo quebre e viaje aos pulmões numa condição médica chamada embolia pulmonar. Esse tipo de tromboflebite não ocorre em veias varicosas.





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Artigos relacionados:
Escleroterapia
Tratamento de Varizes - Cirurgia, Escleroterapia
Endermologia
Drenagem linfática
Celulite
Mulheres e a Estética
Carboxiterapia® contra celulite
Carboxiterapia
Estrias na Gestação
Tratamento de estrias vermelhas e brancas
Peeling
Beleza Feminina
Gordura localizada e flacidez
Estética e Saúde
Estimulação Russa
Manthus
Corrente Russa
Antiinflamatórios não-esteróides
Dipirona Sódica - Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto
Dor crônica
Reflexologia, tai-chi-chuan, ginástica Lian Gong e meditação - Terapias alternativas
Shiatsu Expresso - Terapias alternativas para o dia de descanso do corredor
Quick Massage - Benefícios
Automassagem para corredores
Eletroterapia
Hábitos Saudáveis de Vida
Benefícios da caminhada
Caminhada - Dez Razões para Caminhar Forte
Flebite e tromboflebite
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI)