Copacabana Runners

Proteinúria e teste para doença renal

Rim - NIH

O que é proteinúria

A proteinúria, também chamada de albuminúria, é uma condição na qual a urina contém quantidades anormais de proteínas. Albumina é a principal proteína no sangue. Proteínas no sangue realizam várias funções importantes. Elas protegem o corpo de infecções, ajudam na coagulação sanguínea, e mantêm a quantidade adequada de fluido circulando através do corpo.

À medida que o sangue passa através de rins saudáveis, eles filtram os detritos e deixam coisas que o corpo precisa, como albumina e outras proteínas. A maioria das proteínas é muito grande para passar pelos filtros dos rins para a urina. Porém, proteínas do sangue podem vazar para a urina quando os filtros dos rins estão danificados.

Proteinúria é sinal de doença renal crônica, a qual pode ser decorrente de diabetes, pressão alta, e doenças que causam inflamação nos rins. Por essa razão, testar a quantidade de albumina na urina é parte de exames médicos rotineiros. Se uma doença renal progredir, ela pode levar à insuficiência renal completa. Neste caso, a pessoa deve receber transplante de rim ou então passar por diálise regularmente.

Sinais e sintomas da proteinúria

A proteinúria não apresenta sinais ou sintomas nos estágios iniciais. Grandes quantidades de proteínas na urina podem fazer com que ela pareça espumosa. 

Também, uma vez que há perda de proteína no corpo, pode ocorrer inchaço nas mãos, pés, abdômen ou face. Esse inchaço é chamado edema, o qual é sinal de grande perda de proteínas e indicam progresso em doença renal. 

Testes laboratoriais para proteinúria são a única forma de se há proteínas na urina antes que danos extensos aos rins ocorram.

Que testes adicionais para doença renal podem ser necessários?

Testes para medir a quantidade de creatinina no sangue mostrarão se os rins da pessoa estão removendo refugos eficientemente. Ter muita creatinina no sangue é sinal que a pessoa tem rins danificados. O médico pode usar a medição de creatinina para estimar com que eficiência os rins estão filtrando o sangue.

Saiba mais:
Doença renal crônica - O que é, causas, fatores de risco, prevenção
Insuficiência renal e doenças nos rins
Hemodiálise
Insuficiência renal aguda - Causas, tratamento
Doença renal - Sintomas e diagnóstico
Doença renal - Tratamento
Insuficiência renal crônica
Pedra nos rins - Cálculo renal
Creatinina
Cálculo renal ou pedras nos rins





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse