Copacabana Runners

Psoríase
O que é essa doença de pele

Psoríase - Permissão GFDL

O que é psoríase

A psoríase é uma doença auto-imune que afeta a pele. Ela ocorre quando o sistema imunológico confunde a células da pele com agentes patogênicos (causadores de doenças) e envia erroneamente sinais para acelerar o ciclo de crescimento das células da pele. O nome psoríase vem no grego antigo, significando, a grosso modo, condição com coceira (psora “coceira” + sis “ação, condição”). Psoríase tem sido relacionada ao aumento de risco de AVC e o tratamento para níveis alto de lipídios no sangue pode ser recomendado.

Psoríase é contagiosa?

A psoríase não é contagiosa.

Quais são os tipos de psoríase

Há cinco tipos de psoríase:
* Em placas.
* Gutata.
* Inversa.
* Pustular
* Eritrodérmica.

Sintomas da psoríase

No tipo de psoríase mais comum, em placas, geralmente há placas escamosas de coloração vermelha e branca aparecendo na pele. Porém, alguns pacientes não apresentam sinais ou sintomas dermatológicos. 

Na psoríase em placas, pele rapidamente se acumula nos locais, o que dá uma aparência branco-prateada. Placas freqüentemente ocorrem na pele dos ombros e joelhos, mas podem afetar qualquer área, incluindo o couro cabeludo, palma da mão ou sola do pé, e genitais. Ao contrário do eczema, psoríase é mais provavelmente encontrada no lado externo da articulação.

A psoríase é uma condição crônica e recorrente que varia de severidade, desde placas localizadas e pequenas, até as que cobrem o corpo todo. As unhas são freqüentemente afetadas. Psoríase também pode causar inflamação das articulações, o que é conhecido como artrite psoriática. Entre 10-30% de todas as pessoas com psoríase também tem artrite psoriática.

Causa da psoríase

A causa da psoríase não é completamente compreendida, mas acredita-se que exista um componente genético e que as alterações locais sejam engatilhadas por uma lesão na pele. Muitos fatores ambientais têm sido sugeridos como agravantes da psoríase, incluindo estresse e interrupção de corticosteróides, porém as evidências estatísticas são pequenas.

Tratamento da psoríase

Há várias opções de tratamento para psoríase. Tipicamente, agentes tópicos são usados para casos leves, fototerapia para casos moderados, e agentes sistêmicos para casos severos.

Agentes tópicos no tratamento da psoríase

Hidratantes e loções de banho, óleo mineral, e vaselina podem ajudar a abrandar a pele afetada e reduzir a secura que acompanha o acúmulo de pele na psoríase em placas. Pomadas medicinais aplicadas diretamente nas placas de psoríase podem ajudar a reduzir a inflamação, remover a escamação acumuladas, reduzir a troca de pele, e limpar a pele afetada.

Fototerapia no tratamento da psoríase

A fototerapia na forma de luz solar tem sido usada há muito tempo efetivamente no tratamento da psoríase. O tempo de exposição deve ser controlado para evitar queimaduras e determinado pelo tipo de pele da pessoa.

Agentes sistêmicos no tratamento da psoríase

Psoríase que é resistente ao tratamento tópico e fototerapia é tratada com medicamentos tomados internamente na forma de comprimidos ou injeções. Pacientes passando pelo tratamento sistêmico fazem regularmente testes de sangue e da função hepática por causa da toxidade da medicação. Mulheres grávidas devem evitar a maioria desses tratamentos. A maior parte dos pacientes experimenta recorrência quando o tratamento sistêmico para psoríase é interrompido.

Saiba mais:
Psoríase - Fotos, causa, sintomas, diagnóstico
Psoríase - O que é, causas, sintomas e tratamento
Artrite Psoriática - O que é, sintomas, causas
Molusco contagioso - O que é, como evitar, tratamento



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2012 Helio Augusto Ferreira Fontes
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Psoriasis" (http://en.wikipedia.org/wiki/Psoriasis).