Copacabana Runners

Rinite vasomotora e alérgica - Sintomas, causas e tratamento

Alergia - National Library of Medicine History of Medicine

O que é rinite e seus sintomas

Rinite é irritação e inflamação em algumas áreas internas do nariz. O sintoma principal da rinite é corrimento nasal. 

A causa da rinite é inflamação aguda ou crônica da membrana mucosa do nariz decorrente de vírus, bactéria, fatores irritantes ou alérgenos. A inflamação resulta nos sintomas da rinite: quantidade excessiva de muco, assim como congestão nasal e corrimento do nariz. 

Tipos de rinite

A rinite é categorizada em três tipos:
* Rinite infecciosa, que são infecções agudas ou crônicas.
* Rinite vasomotora (não-alérgica).
* Rinite alérgica, que é a mais comum e causada por alérgenos como pólen, pêlo animal, etc.

Rinite vasomotora

A rinite vasomotora, também é conhecida como não-alérgica porque freqüentemente tem os mesmos sintomas de alergias, porém causas diferentes. Acredita-se que a rinite vasomotora seja causada por vasos sanguíneos excessivos ou super sensíveis na membrana nasal. Esses vasos sanguíneos contraem ou dilatam para regular o fluxo mucoso e congestão. 

Em pessoas com rinite vasomotora, vasos sanguíneos excessivos ou supersensíveis causam uma reação exagerada a estímulos como clima, temperatura, pressão barométrica, irritantes químicos (fumaça, ozônio, poluição, perfume, sprays), estresse fisiológico ou emocional, alguns medicamentos, álcool e até alimento apimentado.

Assim, enquanto um nariz normal pode ficar escorrendo em dia muito frio, o de pessoas com rinite vasomotora já começam a escorrem simplesmente ao entrar em um ambiente um pouco mais frio, ou ao comer um alimento pouco mais frio ou quente que a temperatura do ambiente.

Rinite vasomotora é mais comum em mulheres do que em homens, o que leva alguns pesquisadores a suspeitar que ocorra influência hormonal. Pessoas com rinite vasomotora geralmente experimentam sintomas por todo o ano, embora eles possam se intensificar quando há rápidas mudanças de temperatura.

Rinite alérgica

Quando um alérgeno, como pólen ou poeira, é inalado por uma pessoa com sistema imunológico sensível, ele engatilha produção de anticorpos. Isso pode causar coceira, inchaço e produção de muco.

Os sintomas podem variar de severidade de pessoa para pessoa. Indivíduos muito sensíveis podem sofrer erupções na pele. Outros transtornos médicos podem ser associados ao alérgenos, como eczema, asma, enxaqueca e depressão. Testes podem revelar os alérgenos específicos para os quais a pessoa é sensível. 

Prevenção e tratamento da rinite

O objetivo do tratamento para rinite é reduzir os sintomas causados pela inflamação dos tecidos afetados. No caso de rinite alérgica, o meio mais eficiente de diminuir os sintomas é evitar completamente o alérgeno. A rinite vasomotora pode ser controlada evitando os fatores irritantes, apesar de muito deles, como mudanças no clima, sejam incontroláveis.

Tratamento da rinite alérgica

A medida mais eficiente no tratamento da rinite alérgica é eliminar a exposição ao alérgeno, mas isso requer esforço consistente. Casos mais graves de rinite alérgica podem requerer imunoterapia ou remoção de tecido no nariz. Muitos medicamentos para alergia têm efeitos colaterais desagradáveis, como sonolência, ou sérios, com sinusite. Tratamentos com medicamentos nasais podem ser eficientes na redução da inflamação, mas o uso geralmente deve ser limitado a curta duração. Descongestionantes nasais também só devem ser usados por curto período de tempo.

Saiba mais:
Rinite
Fumo passivo e problemas de saúde
Tabagismo e problemas de saúde
Poluição do ar - Poluição atmosférica e problemas de saúde
Bronquite e Exercícios Físicos
Reações alérgicas, urticária, dor de cabeça? Tartrazina
Asma - Causas do ataque, diagnóstico, tratamento
Sinusite - O que é, causas, sintomas
Desvio de septo nasal
Sinusite - Diagnóstico, tratamento e prevenção
Poluição do ar - Poluição atmosférica e problemas de saúde
Pneumonia - Sintomas
Pneumonia - Causas
Pneumonia - Tipos

Alergia ao leite de vaca
Alergia - Tipos de Alergias
Alergia alimentar - O que é, sintomas, ao leite, ovo
Alergia alimentar - Tratamento e vacinas
Alergia a Alimentos e Alimentar Infantil
Alérgicos e dúvidas sobre alergia



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Rhinitis" (http://en.wikipedia.org/wiki/Rhinitis).