Copacabana Runners

Rotavírus

Rotavírus - F.P. Williams, U.S. EPA

O que é o Rotavírus

O rotavírus é um vírus que é a causa mais comum de diarréia severa em crianças. 

Rotavírus é responsável por hospitalização de aproximadamente 55.000 crianças a cada ano nos Estados Unidos e morte de mais de 600.000 por ano em todo o mundo. 

O período de incubação do rotavírus é de aproximadamente 2 dias. A doença é caracterizada por vômito e diarréia bastante líquida por 3 a 8 dias, sendo que febre e dor abdominal ocorrem freqüentemente. 

A imunidade depois de infecção por rotavírus é incompleta, porém infecções repetidas tendem a ser menos severas do que a primeira.

Como é o rotavírus

Esse vírus tem uma aparência característica de roda quando visto por microscópio, sendo que o nome rotavírus deriva do latin "rota" que significa roda. O genoma do rotavírus é composto de 11 segmentos de filamentos duplos de RNA que codificam 6 proteínas estruturais e 5 não estruturais. O rotavírus é estável no ambiente.

Características epidemiológicas e transmissão do rotavírus

O principal modo de transmissão do rotavírus é fecal-oral, embora tenha sido reportada pequenas quantidades do vírus em secreções do trato respiratório e outros fluidos corporais. 

Uma vez que o rotavírus é estável no ambiente, a infecção pode ocorrer através da ingestão de água ou comida contaminada e contato com superfícies contaminadas. As maiores taxas da doença ocorrem em crianças pequenas. Adultos também podem ser infectados, porém neles a doença tende a ser mais leve.

Diagnóstico do rotavírus

O diagnóstico pode ser feito por detecção de antígenos do rotavírus em amostras de fezes. As variedades do rotavírus podem depois ser caracterizadas por outros testes, porém estes não são comumente realizados.

Tratamento do rotavírus

Para pessoas com sistema imunológico saudável a gastroenterite por rotavírus é uma doença limitada, que dura apenas alguns dias. O tratamento é não-específico e consiste de re-hidratação oral para prevenir a desidratação. Em torno de 1 em cada 40 crianças com gastroenterite por rotavírus requer hospitalização com fluidos intravenosos.

Prevenção do rotavírus

Em fevereiro de 2006 a FDA (entidade americana que regula medicamentos) aprovou uma vacina oral contra o rotavírus para ser utilizada em crianças.

Saiba mais:
Aprovada vacina contra diarréia por rotavírus 
Dor de Barriga
Soro Caseiro
Diarréia em crianças e bebês
Diarréia crônica
Diarréia - Causas, sintomas, tratamento, conduta nutricional
Gastroenterite aguda - Tratamento em crianças com terapia de reidratação oral
Gastroenterite viral
Importância da Água
Desidratação, Calor e Exercícios Físicos
Perigos da desidratação
Por que lavar as mãos é importante
Febre



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008 Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention