Intoxicação por Salmonela - Salmonelose

Dor de barriga - NIDDK Image Gallery

O que é salmonelose e salmonela

Salmonelose é infecção por uma bactéria chamada salmonela. A maioria das pessoas infectadas por salmonela desenvolve diarréia, febre e cólica abdominal entre 12 e 72 horas depois da infecção. 

Salmonelose geralmente dura entre 4 e 7 dias, sendo que a maioria das pessoas se recupera sem necessidade de tratamento. Porém, em algumas pessoas, a diarréia pode ser tão forte que o paciente precisa ser hospitalizado. Nesses pacientes a infecção por salmonela pode se espalhar dos intestinos para a corrente sanguínea, e daí para outras partes do corpo, podendo ser fatal caso a pessoa não seja tratada rapidamente com antibióticos. Idosos, crianças e aqueles com sistema imunológico enfraquecido tem mais probabilidade de desenvolverem casos graves de salmonelose.

PUBLICIDADE

Diagnóstico da salmonela

Várias doenças podem causar diarréia, febre ou cólica abdominal. Determinar que a salmonela é a causa da doença depende de teste laboratorial que a identificará nas fezes da pessoa infectada. Assim que a salmonela for identificada, testes posteriores podem determinar o seu tipo e que antibióticos podem ser usados no tratamento.

Tratamento da infecção por salmonela

As infecções por salmonela geralmente são curadas entre 5 e 7 dias sem tratamento, a menos que o paciente fique seriamente desidratado ou a infecção se espalhe. Pessoas com diarréia grave podem necessitar de reidratação, muitas vezes intravenosa. Antibióticos geralmente não são necessários a menos que a infecção se espalhe. Infelizmente, algumas bactérias salmonela têm ficado resistentes a antibióticos. 

PUBLICIDADE

Conseqüências a longo prazo da infecção por salmonela

Pessoas com diarréia geralmente recuperam-se totalmente. Um pequeno número de pessoas infectadas com salmonela pode desenvolver dor nas articulações, irritação nos olhos e urinação dolorosa. Isso é chamado de síndrome de Reiter, a qual pode durar meses ou anos e ocasionar artrite crônica. O tratamento por antibióticos não influencia se a pessoa desenvolverá artrite posteriormente.

Como é a contaminação por salmonela

A salmonela vive no intestino de humanos e outros animais, incluindo aves. Salmonela geralmente é transmitida para humanos ao ingerir alimentos contaminados com fezes de animais. Alimentos contaminados freqüentemente parecem normais e sem cheiro estranho. As comidas contaminadas geralmente são de origem animal, como bife, frango ou ovo, porém todos alimentos, incluindo vegetais, podem ser contaminados. Muitos alimentos crus de origem animal são contaminados, porém afortunadamente cozinhar cuidadosamente mata a salmonela. Alimentos também podem ser contaminados por mãos de pessoas infectadas não lavadas após o uso de sanitários. Salmonela também pode ser encontrada nas fezes de alguns animais de estimação, especialmente aqueles com diarréia, e as pessoas podem ser infectadas se não lavarem as mãos ao entrarem em contato com essas fezes.

Saiba mais:
Febre - O que é, convulsões febris, tratamento
Febre Tifóide
Intoxicação Alimentar
Salmão e risco de contaminação
Dor abdominal
Difteria
Dor de Barriga
Soro Caseiro
Diarréia em crianças e bebês
Diarréia crônica
Diarréia - Causas, sintomas, tratamento, conduta nutricional
Infecção Alimentar
Por que lavar as mãos é importante


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention