Copacabana Runners

Sarampo - O que é, sintomas, prevenção

Bebê sendo vacinada - CDC/ Meredith Hickson

O que é sarampo

O sarampo é um doença séria que causa febre, manchas na pele e outras complicações. Sarampo é causado por um vírus e se espalha facilmente de pessoa para pessoa, atacando principalmente crianças até 10 anos, mas esporadicamente adultos também.

Sintomas do sarampo

Os sintomas do sarampo começam em torno de 10 dias depois da exposição e a doença dura de 1 a  2 semanas. O sarampo começa com nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse e febre alta. 

Nos primeiros dias pequenas manchas brancas aparecem na boca. Depois de 2 a 4 dias manchas vermelhas começam a aparecer na face e se espalham para baixo em direção aos braços e pernas. Essas manchas geralmente duram de 4 a 7 dias e aparecem em torno de 14 dias após a exposição. Pessoas com sarampo podem contagiar outros por pelo menos 4 dias depois que as manchas apareceram.

Complicações do sarampo

O sarampo pode ocasionar infecção no ouvido, diarréia e encefalite (inflamação no cérebro que pode levar a convulsões, surdez ou retardamento mental). Em raras ocasiões o sarampo pode ser fatal. Em mulheres grávidas o sarampo pode ocasionar aborto espontâneo ou parto prematuro.

Como o sarampo se espalha 

O vírus do sarampo pode ser encontrado em gotículas e secreções do nariz e garganta de uma pessoa infectada, e pode contaminar objetos que ela  entrar em contato. O vírus do sarampo também pode se espalhar pelo ar por onde passou uma pessoa infectada até 2 horas antes. 

Quem sofre o risco de contrair sarampo

* Bebês que são muito novos para ser imunizados (menos de 9 meses de idade).
* Aqueles que não receberam vacina contra sarampo por alguma razão.
* Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, bebês e mulheres grávidas têm mais risco de ter caso severo de sarampo.

Prevenção do sarampo

O sarampo pode ser prevenido através da vacinação. A vacina contra sarampo é combinada com as para rubéola e caxumba com o nome de MMR, sendo dada em duas doses, primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses. As pessoas com sarampo devem limitar o contato com outros até que tenham se passado 4 dias desde que as manchas apareceram. Pessoas que tiveram contato com outros com sarampo e não se vacinaram devem procurar um médico imediatamente.

Saiba mais:
Vacina Tríplice viral MMR contra caxumba, sarampo e rubéola
Vacina contra rubéola
Vacinas - Vacina conta Influenza, Anti-pneumocócica, Hepatite A B, Tétano e Difteria
Rubéola - Transmissão, complicações e síndrome da rubéola congênita
Encefalite e Meningite



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:



Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: King County