Copacabana Runners

Sonambulismo - Tratamento e causas

Boa noite de sono - NIH

Sonambulismo, ou andar dormindo, é uma desordem do sono

O sonambulismo emerge a partir do estágio de sono de ondas lentas de baixa consciência. Durante o sonambulismo a pessoa realiza atividades que são usualmente feitas durante o dia. Essas atividades podem ser tão inofensivas quanto sentar na cama, ir ao banheiro e fazer limpeza, ou perigosas como cozinhar, dirigir ou gesticular violentamente. Outras atividades que podem ser realizadas durante o sonambulismo incluem gemer, falar, gesticular e agarrar objetos aparentemente frutos de alucinação.

Os sonâmbulos têm pouca ou nenhuma lembrança do incidente, já que não estão de fato conscientes durante o sonambulismo. Embora seus olhos estejam abertos, a expressão do sonâmbulo é indistinta e vidrada. Os episódios de sonambulismo pode ser tão breves quanto 30 segundos ou longos como 30 minutos.

Causas do sonambulismo

Vários especialistas teorizam que o desenvolvimento do sonambulismo na infância seja decorrente de atraso na maturação. Há também ondas delta de alta voltagem em sonâmbulos até 17 anos de idade. Essa presença sugere imaturidade no sistema nervoso central, também uma possível causa de sonambulismo.

Sonambulismo também tende a ocorrer em membros da mesma família. A percentagem de incidência de sonambulismo infantil aumenta em 45% se um dos pais já foi sonâmbulo, e em 60% caso ambos os pais já tenham tido sonambulismo. 

Fatores precipitadores do sonambulismo são aqueles que aumentam o estágio de ondas lentas do sono. Dentre esses fatores, os mais comuns são privação do sono, febre e cansaço excessivo. A utilização de alguns hipnóticos ou neurolépticos também podem ocasionar sonambulismo.

Tratamento do sonambulismo

Existem alguns remédios que podem ser prescrevidos para tratamento do sonambulismo, como baixa dose de benzodiazepina, antidepressivos tricíclicos, e clonazepam. Porém, para a maioria dos sonâmbulos, muitos especialistas aconselham remover itens perigosos e trancar portas e janelas antes de dormir para reduzir os riscos de atividades perigosas. Também é recomendado evitar a privação de sono.

Há opiniões conflitantes sobre se é perigoso acordar um sonâmbulo. Alguns especialistas dizem que o sonâmbulo deve ser gentilmente guiado de volta à cama sem ser acordado. Outros afirmam que acordar um sonâmbulo poderia deixá-lo desorientado, mas não seria perigoso.

Saiba mais:
Sonambulismo infantil
Cansaço e fadiga
Bruxismo ou ranger os dentes
Bons sonhos para corredores - Sono, saúde e corrida
Significado dos Sonhos
Insônia - o que é, causa e tratamento
Nutrição e sono
Narcolepsia, sonolência diurna excessiva e cataplexia
Benefícios de dormir: Por que você precisa de uma boa noite de sono
Sono - Quanto precisamos
A importância do sono para nosso corpo
Sonhos e o sono REM
Sono e doenças
Apnéia do sono - Causas, tratamento
Falar dormindo ou Sonilóquio
Insônia primária e secundária - O que é, causas, depressão, na gravidez
Insônia na gravidez e na menopausa
Insônia - O que fazer, sintomas, tratamentos

Insônia, ronco, apnéia, sonolência - Desordens do sono
Terror noturno infantil







 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Sleepwalking" (en.wikipedia.org/wiki/Sleepwalking).