Copacabana Runners

Sopro no Coração ou Cardíaco
O que é, sintomas, tratamentos

Coração - Mikael Häggström, domínio público

O que é sopro no coração ou cardíaco?

O sopro no coração é um som extra ou diferente durante o batimento cardíaco. Sopro no coração varia de bem fraco a bastante alto. O sopro no coração não é uma doença, mas um som que o médico escuta com o estetoscópio. Ele pode ser normal ou um sinal de que alguma coisa pode estar errada. A maioria dos sopros cardíacos não é sinal de algo danoso. Alguns são sinal de problemas no coração, especialmente se outros sintomas de problemas cardíacos estiverem presentes.

Tipos de sopro no coração

Sopro cardíaco inocente ou funcional
Uma pessoa como sopro cardíaco inocente ou funcional tem um coração normal e geralmente não há sinal ou sintoma de problema cardíaco. Sopro cardíaco inocente é comum em crianças saudáveis.

Sopro cardíaco anormal
Uma pessoa com sopro no coração anormal geralmente tem outros sinais e sintomas de problema cardíaco. A maioria dos sopros no coração anormais em crianças é devida a defeitos cardíacos congênitos (presentes no nascimento). Em adultos, o sopro cardíaco anormal é geralmente devido a valvulopatias, que são problemas na válvula do coração causados por infecção, doença ou envelhecimento.

Causas do sopro no coração inocente

O sopro no coração inocente é escutado quando o sangue movimenta-se barulhentamente através de um coração normal. Algumas vezes o sopro no coração inocente ocorre devido a:
* Sangue fluindo mais rápido do que o usual através do coração e vasos sanguíneos ligados ao coração.
* Quantidade aumentada de sangue fluindo pelo coração.

Doenças e condições que podem fazer com que o sangue flua mais rápido do que o usual pelo coração incluem:
* Febre.
* Anemia.
* Hipertiroidismo - muito hormônio tireóide no organismo.

Muitas crianças (talvez a maioria) têm sopro no coração inocente. Durante a infância a causa mais comum de sopro no coração é a quantidade aumentada de sangue fluindo pelo coração durante a gravidez. A maioria dos sopros cardíacos encontrados em mulheres grávidas é inocente e decorrente da quantidade extra de sangue que o corpo fabrica na gravidez. Algumas vezes o sopro cardíaco inocente é decorrente de alterações no coração resultantes de cirurgia cardíaca ou envelhecimento.

Causas do sopro no coração anormal

As causas mais comuns de sopro no coração anormal são defeitos cardíacos congênitos. Defeitos cardíacos congênitos ocorrem quando as válvulas cardíacas ou vasos sanguíneos ligados ao coração não se desenvolvem normalmente antes do nascimento. Alguns bebês nascem com uma combinação de defeitos cardíacos. Os defeitos cardíacos mais comuns que causam sopro no coração são:
* Defeitos septais congênitos, que são buracos na parede (septo) que separa os lados direito e esquerdo do coração.
* Defeitos na válvula congênitos. 

Infecções e outras condições que danificam as válvulas cardíacas, ou outras estruturas do coração, também pode causar sopro. Essas condições incluem febre reumática, endocardite (inflamação do revestimento interno do coração causada por infecção bacteriana) e calcificação das válvulas resultante do envelhecimento.

Sinais e sintomas associados ao sopro no coração

A maioria das pessoas com sopro no coração não tem outros sinais e sintomas de problemas cardíacos. Nesse caso o sopro cardíaco é inocente. No caso de sopro cardíaco anormal há outros sinais e sintomas de problema cardíaco, os quais podem incluir:

* Cor azulada na pele, especialmente na ponta dos dedos e dentro da boca.
* Em crianças alimentação ruim e crescimento anormal.
* Batimento cardíaco rápido.
* Transpiração excessiva.
* Dor no peito.
* Tontura.
* Falta de fôlego.
* Desmaio.
* Fadiga.

Os sinais e sintomas dependem da causa e gravidade do problema que causa o sopro no coração.

Tratamento do sopro no coração inocente

Crianças saudáveis com sopro no coração inocente não precisam de tratamento. Se o seu filho tem sopro cardíaco inocente, alerte o pediatra durante os
checkups regulares. Mulheres grávidas com sopro no coração inocente devido ao maior volume sanguíneo também não precisam de tratamento. Sopro cardíaco inocente devido a doença ou condição -- como anemia, hipertiroidismo ou febre -- deve ir embora quando a doença ou condição for tratada

Tratamento do sopro no coração anormal

O tratamento para os problemas cardíacos que causam sopro no coração anormal varia de acordo com cada problema específico e pode incluir medicação ou cirurgia.

Saiba mais:
Persistência do canal arterial - O que é, causas, sintomas, tratamento
Defeito cardíaco congênito - Sintomas e tratamento
Defeitos cardíacos congênitos - O que são, tipos
Valvulopatia - Doença de válvulas cardíacas
Valvulopatia - Causas de doença das válvulas cardíacas
Valvulopatia - Sintomas, tratamento e prevenção



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2008 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Heart, Lung, and Blood Institute