Tai Chi Chuan

Tai Chi Chaun - NIAMS Image Gallery

Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa "nei chia" (interna), a qual é conhecida pelos benefícios para a saúde e longevidade aclamados por seus praticantes e por alguns estudos médicos recentes.

Tai Chi Chuan também é conhecido como uma arte marcial de estilo suave, aplicada como relaxamento mais completo possível da musculatura, distinguindo-se na sua teoria e aplicação das artes marciais de estilo duro, as quais usam um grau de tensão nos músculos. 

Tai Chi Chuan é mais conhecida pelas rotinas de movimentos lentos que os grupos praticam todas as manhãs em parques da China e por todo o mundo. Nas aulas de Tai Chi Chuan a pessoa é ensinada a ter consciência do seu próprio equilíbrio, e o que o afeta, e a apreciar os valores práticos da sua habilidade de moderar os extremos do comportamento e atitude em nível mental e físico, e como isso se aplica aos princípios de auto-defesa.

Ainda que seus praticantes o considerem um estilo primário de arte marcial, Tai Chi Chuan também é chamada de uma arte de meditação em movimento. A teoria e prática do Tai Chi Chuan também são formuladas de acordo com muitos princípios da medicina tradicional chinesa.

PUBLICIDADE

 Além dos benefícios gerais para a saúde e controle do estresse atribuídos ao nível inicial e intermediário do treinamento do Tai Chi Chuan, muitas práticas terapêuticas na linha da medicina tradicional chinesa são ensinadas aos estudantes avançados de Tai Chi Chuan nas escolas tradicionais.

Tai Chi Chuan como treinamento físico é caracterizado pelo requerimento de usar a influência pelas articulações baseada na coordenação em relaxamento ao invés de tensão muscular para neutralizar ou iniciar ataques físicos. 

O trabalho lento e repetitivo envolvido no processo poderia suavemente aumentar e abrir a circulação interna (respiração, calor corporal, sangue, etc). Os proponentes dizem que essa melhora transforma-se num efeito duradouro, uma reversão direta dos efeitos físicos do estresse no corpo humano. Essa reversão permite que muita mais energia nativa dos estudantes esteja disponível, a qual pode se aplicada mais efetivamente para o resto de suas vidas, famílias, carreiras, etc.

PUBLICIDADE

Assuntos primários do Tai Chi Chuan

O estudo do Tai Chi Chuan envolve três assuntos primários:

* Saúde - uma pessoa não-saudável, ou desconfortável de alguma outra forma, achará difícil meditar a um estado de calma ou usar Tai Chi Chuan como uma arte marcial. Desta forma, o treinamento Tai Chi Chuan para a saúde concentra-se em aliviar os efeitos físicos do estresse no corpo e mente.

* Meditação - o foco na meditação, e subseqüente tranqüilidade, cultivado no aspecto meditativo do Tai Chi Chuan é visto como necessário para manter uma saúde ótima (no sentido de manter efetivamente o alívio do estresse ou homeostase) e usá-lo como uma arte marcial de estilo suave.

* Arte marcial - a habilidade de usar o Tai Chi Chuan competentemente como uma are marcial é dito ser prova que os aspectos de saúde e meditação estão atuando de acordo com a teoria do Tai Chi Chuan.

Saiba mais:
Tai chi e sua saúde
Acupuntura funciona?
Acupuntura - Yin e yang e medicina chinesa
Reflexologia
Shiatsu
Medicina Tradicional Chinesa - Teoria e eficácia
Seis regras de ouro para medicina altenativa
Yoga e Musculação se Completam?
Yoga
Ashtanga Vinyasa Yoga
Hatha Yoga
Kriya Yoga
Bambuterapia - Massagem feita com bambu
Yoga - Dicas para prática e alívio do estresse
Osteoporose: O que fazer para diminuir seu risco


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Tai Chi Chuan" (en.wikipedia.org/wiki/Tai_Chi_Chuan).