Copacabana Runners

Taquicardia

Coração - Mikael Häggström, domínio público

O que é Taquicardia?

A taquicardia é uma forma de arritmia cardíaca que refere-se ao batimento rápido do coração. Por convenção, o termo alude a taxas de batimento cardíaco maiores de 100 por minuto em pacientes adultos. 

Taquicardia pode ser uma resposta fisiológica perfeitamente normal ao estresse. Porém, dependendo do mecanismo da taquicardia e situação do coração do paciente, a taquicardia pode ser danosa e necessitar tratamento médico. Em casos extremos, taquicardia pode ameaçar a vida.

A taquicardia pode ser prejudicial de três formas. Primeiro, se o coração bater muito rápido por um longo período de tempo ele mudará o equilíbrio de oxigênio e dióxido de carbono na hemoglobina do sangue; isso é normal durante o exercício físico mas pode ser muito perigoso durante repouso. 

Segundo, quando o coração bate muito rapidamente ele pode bombear sangue com menos eficiência. 

Terceiro, quanto mais rápido o coração bater, mais oxigênio e nutrientes ele necessitará. Isso pode fazer com que o paciente sinta-se sem fôlego e causar angina (dor no peito), o que pode ser especialmente problemático para aqueles sofrendo de doença cardíaca isquêmica.

Respostas hemodinâmicas

O corpo tem vários mecanismos de ajuste para manter o fluxo sanguíneo adequado e pressão. Se a pressão sanguínea cai, o coração bate mais rápido tentando elevá-la. Isso é chamado taquicardia reflexa, a qual pode acontecer em resposta à diminuição do volume sanguíneo (através da desidratação ou sangramento) ou a uma alteração inesperada do fluxo sanguíneo. A causa mais comum de alteração inesperada do fluxo sanguíneo é hipotensão postural, uma queda súbita na pressão sanguínea que ocorre com mudança na postura do corpo, como quando a pessoa está deitada e se levanta. Febre, hiperventilação e infecção que ocasiona sepse também são causas comuns de taquicardia, principalmente devido ao aumento das necessidades metabólicas e elevação compensatória da freqüência cardíaca.

Causas endócrinas da taquicardia

Uma elevação na estimulação do sistema nervoso simpático ocasiona aumento da freqüência cardíaca, tanto pela ação direta da fibras nervosas simpáticas, quanto pela liberação de hormônios como adrenalina. A elevação da estimulação simpática é geralmente devida a estresse psicológico ou físico (a chamada reação "lute ou corra"), mas também pode ser induzida por estimulantes, como anfetaminas. Desordens endócrinas, como feocromocitoma, podem ocasionar liberação de adrenalina e provocar taquicardia independentemente do sistema nervoso. Hipertiroidismo também pode causar taquicardia.

Tratamento da taquicardia

O tratamento da taquicardia é geralmente direcionada para a conversão química usando antiarritmicos, conversão elétrica dando choques externos para colocar o coração no ritmo normal, ou utilização de medicamentos para controlar a freqüência cardíaca. A modalidade de tratamento usado depende do tipo de taquicardia e estabilidade hemodinâmica do paciente. Se a taquicardia é originada no nódulo sinusal (taquicardia sinusal) o tratamento para a causa geralmente é suficiente. Por outro lado, se a taquicardia é de origem potencialmente fatal, como a taquicardia ventricular, o tratamento com agentes antiarritmicos ou conversão elétrica pode ser necessário.

Acima de tudo, a modalidade de tratamento é talhada para cada indivíduo e varia de acordo com o mecanismo da taquicardia, sua duração, o quanto o paciente tolera batimentos cardíacos mais rápidos, probabilidade de recorrência depois que o ritmo cardíaco é normalizado, e qualquer outro problema de saúde que a pessoa tenha.

Saiba mais:
Taquicardia - Tipos de taquicardias
Cardioversão elétrica
Palpitação cardíaca - Tratamento e diagnóstico
Palpitação cardíaca - Sintomas
Palpitação cardíaca - Causas
Palpitação no coração
Pressão alta ou hipertensão arterial
Arritmia em atletas - Arritmias e problemas cardíacos
Teste Ergométrico e Fórmula
Morte súbita por ataque cardíaco e freqüência cardíaca
Ecocardiografia - Ecocardiograma transtorácico
Métodos de medida da pressão arterial
Pressão arterial
Arritmia Cardíaca - O que é, causas, sintomas e tratamento
Monitor Holter ECG 24h e de eventos - Arritmias
Bloqueio cardíaco - Sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento
Bloqueio cardíaco congênito e adquirido - Causas dessa arritmia
Bloqueio cardíaco - O que é essa arritmia e seus tipos
Marcapasso - Como funciona e troca da bateria
Marcapasso cardíaco provisório e definitivo - O que é
Vivendo com marcapasso
Cirurgia para a colocação de marcapasso
Síndrome do QT longo - Tratamento
Síndrome do QT longo - Sintomas e diagnóstico
Síndrome do QT longo - O que é
Fibrilação atrial - Sintomas e tratamento
Fibrilação atrial - Causas
Fibrilação atrial - O que é
Ablação por cateter
Causas e Sintomas da Hipertensão Pulmonar



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Tachycardia" (en.wikipedia.org/wiki/Tachycardia).