Copacabana Runners

Temperatura corporal - Baixa, normal, febre e hipertermia

Protegendo a pele - CDC

O que é a temperatura corporal normal

A temperatura corporal normal em humanos, também conhecida como normotermia ou eutermia, é um conceito que depende do local do corpo no qual a temperatura é medida, hora do dia, e nível de atividade do corpo. 

A temperatura de 37,0 °C é comumente aceita como média da medição retal, enquanto 36,8 °C ± 0,7 °C é o considerado normal para medições na boca ou axilas.

Variações na temperatura corporal

O controle da temperatura (termorregulação) é o mecanismo que mantém o organismo na temperatura operacional ótima, a qual afeta a taxa das reações químicas. Em humanos, a temperatura corporal média é de 36.8 °C, embora ela varie entre indivíduos e durante o dia. 

A menor temperatura corporal ocorre em torno de 2 horas antes de acordar ou torno das 4 da madrugada, e a maior geralmente entre 16:00 e 18:00. Tipicamente, a temperatura corporal de um indivíduo varia em torno de 0,5 °C durante o dia.

A temperatura corporal sobe após alimentação, e fatores fisiológicos também a influenciam. Adicionalmente, muitos fatores externos afetam a temperatura corporal medida.

Crianças desenvolvem temperaturas corporais maiores com atividades como brincar, porém isso não é febre. Idosos podem ter diminuição da capacidade de gerar calor corporal durante uma febre, então mesmo febre baixa pode ser um sinal de condição médica grave em pessoas de mais idade.

Febre e hipertermia

Quando o ponto de regulação da temperatura é elevado, o resultado é febre. A maioria dos casos de febre é causada por infecções. 

Enquanto a febre é o deslocamento do ponto de regulação para cima, a hipertermia resulta de sobrecarga dos mecanismos termorreguladores do corpo. A hipertermia é uma condição aguda que ocorre quando o corpo produz ou absorve mais calor do que pode dissipar. Isso geralmente é causado por exposição prolongada a altas temperaturas. Os mecanismos de controle de temperatura do corpo ficam sobrecarregados fazendo com a temperatura corporal suba sem controle.

Hipertermia de 40 °C ou mais é uma emergência médica que pode ser fatal. Sintomas comuns incluem dor de cabeça, confusão, e fadiga. Se a transpiração resultou em desidratação, então a pessoa afetada pode ter pele seca e vermelha.

O tratamento da hipertermia envolve resfriar e hidratar o corpo. Isso pode ser feito removendo a pessoa da luz direta do sol para um local mais fresco, beber água, remover a roupa, ou sentar em frente a um ventilador. Banhar em água fria, ou até lavar a face ou outras áreas expostas do corpo, pode ajudar.

Na febre, o corpo eleva a temperatura através da parte do cérebro que controla a temperatura corporal. Já na hipertermia, a temperatura corporal é elevada sem o consentimento dos centros de controle do calor.

Temperatura corporal baixa ou hipotermia

Na hipotermia a temperatura corporal baixa para menos do que é necessário para o metabolismo e funções corporais normais. Essa temperatura corporal baixa geralmente é decorrente de exposição ao ar frio ou água gelada, mas pode ser deliberadamente induzida como tratamento médico. Os sintomas geralmente aparecem quando a temperatura corporal baixa de 1°C a 2°C.

Temperatura corporal basal

A temperatura corporal basal é a menor temperatura que ocorre durante descanso (geralmente durante o sono). Ela geralmente é medida imediatamente depois de acordar e antes de fazer qualquer coisa. Nas mulheres a temperatura basal difere nos vários pontos do ciclo menstrual e pode ser usada para planejamento familiar.

Métodos de medição da temperatura corporal

A temperatura corporal depende da parte do corpo onde ela é medida. A medição geralmente é feita na boca, ouvido, ânus ou axilas. Nas mulheres também pode-se usar a vagina. A temperatura média durante o dia em adultos saudáveis é:
* Temperatura no ânus (ou retal), vagina ou ouvido: em torno de 37,6 °C.
* Temperatura na boca (oral): em torno de 36,8 °C.
* Temperatura nas axilas: em torno de 36,4 °C.

A temperatura corporal normal varia um pouco de pessoa para pessoa e da hora do dia. Desta forma, há uma faixa de variação normal que é em torno de ± 0,7 °C.

Saiba mais:
Sinais vitais - Temperatura corporal, pulso, pressão arterial
Febre - tipos, causas, utilidade, tratamento
Insolação
Hipotermia
Devo passar protetor solar em bebês?
É recomendado usar protetor solar para correr?
Correndo no Calor, dicas e precauções
Pré-resfriamento para correr rápido no calor
Precauções dos corredores ao treinar no calor
Aclimatação de Atletas
Importância da Água
Desidratação, Calor e Exercícios Físicos
Perigos da desidratação
Correndo no Verão com segurança
Água - importante e esquecida
Alimentação e hidratação para o esportista
Hidratação - O que beber
Isotônicos - Quando e como usá-los  
Proteção Solar
Protetor solar - Bloqueador, filtro dos protetores solares
Exagerou no sol? Dicas para recuperar a pele e os cabelos danificados
Correr na areia: vantagens, desvantagens e dicas
Pratique exercícios físicos no verão com segurança




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Core_temperature" (en.wikipedia.org/wiki/Core_temperature).