Copacabana Runners

Teste de gravidez - sobre os testes

Teste de gravidez - WomensHealth.gov

Com o teste de gravidez funciona?

Todos os testes de gravidez procuram na urina ou no sangue por um hormônio especial que só aparece quando a mulher está grávida. Esse hormônio, gonadotrofina coriônica humana (Beta hCG), também é conhecido como hormônio da gravidez.

Qual é a diferença entre o teste de gravidez de urina e de sangue? Um é melhor do que o outro?

Há dois tipos de teste de gravidez - de urina e de sangue. Ambos os testes procuram pela presença do hormônio da gravidez. Hoje em dia muitas mulheres usam o teste de urina caseiro para descobrir se estão grávidas. Testes de gravidez caseiros não custam muito, são fáceis de usar, podem ser feitos em casa e proporcionam privacidade.

Quando a mulher tiver resultado positivo no teste de gravidez caseiro, ela deve procurar logo seu médico, o qual poderá confirmar a gravidez com teste de sangue e exame pélvico.

Há dois tipos de testes de sangue realizados pelo profissional da saúde. O teste de sangue quantitativo mede a quantidade exata do hormônio no sangue. Isso significa que ele pode pegar quantidades bem pequenas do hormônio gonadotrofina coriônica humana, tornando-o bem preciso. 

O teste de sangue qualitativo dá um simples "sim" ou "não" para se a mulher está grávida. Esse teste de gravidez é mais parecido com o teste de urina em termos de acuidade.

Testes de sangue podem detectar o hormônio mais cedo na gravidez do que o teste de urina. Os testes de sangue podem dizer se a mulher está grávida em torno de 6 a 8 dias depois da ovulação. Já o teste de urina pode detectar a gravidez em torno de 2 semanas depois da ovulação. Alguns testes de urina mais sensíveis podem dizer se a mulher está grávida 6 dias depois da concepção ou um dia após o atraso da menstruação.

Como é feito o teste de gravidez?

Há vários tipos de teste de gravidez caseiros que podem ser comprados em farmácias e drogarias. Em alguns coleta-se a urina em um copinho e mergulha-se nela uma vareta, ou coloca-se um pouco da urina em um
container especial com um conta-gotas. Outros testes são feitos colocando uma palheta sob o fluxo da urina. Os testes variam em quanto tempo é preciso esperar para que a vareta ou container fique em determinada cor ou apareça um determinado símbolo. Todos os testes vêm com instruções escritas e a maioria possui telefone para contactar caso tenha alguma dúvida.

Qual é a precisão dos testes de gravidez caseiros?

Os testes de gravidez caseiros são bem precisos. A maioria das marcas tem de 97% a 99% de precisão, mas isso pode variar de acordo com o uso. Cada marca varia na sensibilidade com a qual detecta o hormônio. Se o teste não for feito corretamente ele pode ser menos preciso. Deve-se sempre checar a embalagem para verificar se não expirou o prazo de validade. A maioria das marcas de teste de gravidez diz para testar novamente em alguns dias não importando o resultado.

Se o teste for usado muito no começo da gravidez pode não haver hormônio suficiente na urina para o resultado dar positivo. O teste pode dar resultado negativo se a mulher não estiver grávida ou se ovular mais tarde do que imagina. Problemas na gravidez também afetam a quantidade do hormônio na urina. Se o teste der negativo, faça-o novamente dentro de alguns dias. Se continuar dando resultado negativo, e ainda assim achar que está grávida, consulte seu médico.

Alguma coisa pode interferir no resultado do teste de gravidez caseiro?

A maioria dos medicamentos, incluindo pílula anticoncepcional e antibióticos, não deve afetar o resultado dos testes de gravidez caseiros. Apenas medicamentos que contêm hormônio gonadotrofina coriônica humana podem causar falso positivo. Medicamentos para tratar infertilidade podem conter o hormônio gonadotrofina coriônica humana. Álcool e drogas ilegais não afetam os resultados, porém você não deve utilizar essas substâncias se estiver tentando engravidar.

Saiba mais:
Teste de gravidez caseiro de farmácia funciona?
Ovulação - Teste de gravidez caseiro de urina
Beta hcg
Sintomas de gravidez
Muco cervical - Método anticoncepcional de Billings
Período infértil
Tabelinha período fértil - Calculadora da ovulação e dias férteis
Calculadora da Ovulação e Tabela dos Dias Férteis
Tabelinha - Método anticoncepcional ou para engravidar
Período fértil feminino para engravidar - Como saber e calcular
Temperatura basal - Método para engravidar
Como engravidar
Dicas para engravidar
Período fértil e ciclo menstrual
Ovulação - Sintomas



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Tradução: © 2005 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: The National Women's Health Information Center


VoltarVoltar a mulher corredora voltarVoltar a Saúde Geral