Copacabana Runners

Tiratricol - TRIAC
Proibição, riscos à saúde, auxiliar de emagrecimento

Pílulas - NIH

O Tiratricol, também conhecido como TRIAC, é um análogo a hormônio da tireóide. Ele é indicado para o controle da síndrome da resistência ao hormônio da tireóide e usado em combinação com levotiroxina para suprimir a produção de hormônio estimulador da tiróide em pacientes com câncer da tireóide. 

O tiratricol foi amplamente comercializado como auxiliar de emagrecimento sob vários nomes comerciais, porém em 1999 e 2000 os órgãos que regulam medicamentos dos Estados Unidos e Canadá alertaram o público sobre os perigos dos suplementos e fórmulas para emagrecer contendo tiratricol. Os efeitos perigosos à saúde provocados pelo tiratricol incluem infarto, AVC e morte súbita.  

Atualmente o tiratricol não é aprovado para venda nos Estados Unidos e Canadá. Tiratricol já foi aprovado no Brasil, porém sua comercialização foi suspensa pela Anvisa em 2003 depois de alerta do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Alerta do FDA em Novembro de 2000 contra suplementos alimentares contendo Tiratricol

21/11/2000. O FDA (órgão americano que regula os medicamentos) alerta os consumidores a respeito de produtos comercializados como suplementos alimentares que contêm tiratricol, também conhecido como TRIAC, um potente hormônio tireóide que pode causar sérias conseqüências à saúde, incluindo ataque cardíaco e AVC. Apesar de todos os recalls nos últimos sete meses, vários produtos contendo tiratricol ainda assim chegaram aos consumidores. 

A FDA adverte enfaticamente que todos os consumidores parem imediatamente de usar tais produtos e consultem um médico caso esteja sofrendo qualquer um dos seus efeitos adversos, que podem incluir: insônia, nervosismo, sudorese e diarréia.

Alerta do Idec sobre o  tiratricol

Em 2003 o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgou alerta sobre os perigos do tiratricol, o qual acabou resultando na proibição da sua comercialização pela ANVISA. O Idec alertou que o tiratricol usado em fórmulas para emagrecimento poderia provocar sérios riscos para a saúde, incluindo taquicardia, palpitações, enfarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, insônia, depressão, vômitos, diarréia severa, reações alérgicas e até mesmo morte súbita. O tiratricol só seria adequado para tratamento de pacientes com câncer na tireóide quando a produção dos hormônios T3 e T4 fosse interrompida.

Saiba mais:
Fórmulas para emagrecer
Remédios para emagrecer aprovados
Remédios e medicamentos para emagrecer
Sibutramina - Efeitos colaterais, bula e dosagem
Sibutramina





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: