Copacabana Runners

Tiróide - Hipotiroidismo e Hipertiroidismo

Tireóide - OMH.gov

A tiróide é a maior glândula endócrina no corpo e sua função principal é a produção dos hormônios: tiroxina (T4), triiodotironina (T3) e calcitonina (que regula o metabolismo de cálcio-fósforo). A produção desses hormônios é regulada pelo hormônio estimulador do tiróide.

Hipotiroidismo

O hipotiroidismo é um estado doentio causado pela produção insuficiente de hormônio tiróide. Há várias causas distintas para o hipotiroidismo, sendo que a mais comum é a
tireoidite de Hashimoto. Outra causa comum é o hipotiroidismo resultante de terapia radioiodine para hipertiroidismo. A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotiroidismo.

Sintomas do hipotiroidismo

Adultos: fala lenta e roca, memória prejudicada, reflexos lentos, pele seca, sensibilidade aumentada ao frio e calor, obesidade e ganho de peso, depressão (especialmente em idosos), anemia, metabolismo lento, constipação, fadiga, falta de fôlego, necessidade de sono aumentada, perda de desejo sexual, dor em articulações e músculos, palidez, irritabilidade, ciclos menstruais anormais, infertilidade ou dificuldade de engravidar, colesterol alto.

Crianças:
Idade muito nova: problemas para comer, constipação, ronco, sono em excesso.
Fase em que começa a andar: abdome protuberante, pele seca, dentes demorando a nascer.
Depois de começar a andar: falta de crescimento normal, estatura anormalmente pequena para a idade, inteligência abaixo do normal para a idade.

Tratamento de hipotiroidismo

Substituição dos hormônios tiróides ao tomar comprimidos de tiroxina (T4), geralmente na forma de levotiroxina. Há controvérsia sobre a utilidade de administrar
triiodotironina (T3), já que o fígado converte T4 em T3. Deficiência na dieta de certos minerais e iodo podem ocasionar hipotiroidismo, então a suplementação desses pode ser um tratamento eficiente.

Hipertiroidismo

O hipertiroidismo é a síndrome clínica causada pelo excesso de
tiroxina (T4) ou triiodotironina (T3), ou ambos. A principais causas são: doença de Graves, adenoma tóxico, bócio multinodular tóxico e tireoidite subaguda.

Sinais e sintomas do hipertiroidismo

Os principais sintomas do hipertiroidismo são : perda de peso, fadiga, fraqueza, hiperatividade, irritabilidade, apatia, depressão e transpiração. Adicionalmente, os pacientes podem apresentar uma variedade de sintomas como palpitação, arritmias, dispnéia, infertilidade, perda de libido, náusea, vômito e diarréia. Em pessoas mais velhas esses sintomas clássicos podem não estar presentes, apenas a fadiga e perda de peso.

Manifestações neurológicas incluem tremor, miopatia e paralisia periódica. Infarto de origem cardioembólica é umas das complicações mais sérias do hipertiroidismo.

Tratamento de hipertiroidismo

As opções para tratamento do hipertiroidismo são:
* Cirurgia para remover a tiróide ou parte dela.
* Terapia radioiodine
* Medicamentos para impedir a produção dos hormônios tireóides.

Saiba mais:
Hipertireoidismo
Hiperparatireoidismo
Bócio - Causas, tratamento
Hipotireoidismo - O que é, causas
Hipotireoidismo - Sintomas e tratamento
Hipotireoidismo - O que é, causas, sintomas, gravidez e tratamento
Hipoparatireoidismo - O que é, causas, sintomas, tratamento
Tireoidite de Hashimoto - O que é, sintomas, tratamento
Hipotireodismo - glândula tireóide, causas, sintomas, tratamento



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2004, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material dos artigos da Wikipédia "Hypothyroidism" e Hyperthyroidism (en.wikipedia.org/wiki/Hypothyroidism e en.wikipedia.org/wiki/Hyperthyroidism).