Tratamento contra Acne

 

Pessoa com acne - NIH

Há muitos produtos para tratamento contra acne, muito deles sem comprovação científica de seus efeitos. Porém, em muitos casos a combinação de tratamentos pode reduzir bastante a quantidade e severidade da acne. É fortemente aconselhável consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento. 

As muitas formas de tratamento para acne que mostraram ser efetivas são: 

Matar a bactéria que se abriga nos folículos bloqueados

Isso feito usando antibióticos ou tratando externamente as áreas afetadas com substâncias bactericidas. Porém, reduzir a bactéria P.acnes não diminuirá a secreção de óleo e comportamento anormal das células, que são a causa inicial dos folículos bloqueados. Além disso, os antibióticos estão ficando cada vez menos eficientes à medida que bactérias resistentes são mais comuns. Geralmente acne reaparece depois do final desse tratamento - dias depois da aplicação tópica e semanas depois no caso de antibióticos orais.

PUBLICIDADE

Redução da secreção de óleos pelas glândulas

Isso é feito através do consumo oral diário de derivados da vitamina A, como isotretinoina, pelo período de alguns meses. A isotretinoina tem mostrado ser muito eficiente no tratamento de casos severos de acne, sendo que tem efeito de prazo maior do que os anti-bactericidas e geralmente cura acne permanentemente. Porém, tratamento com isotretinoina requer supervisão médica cuidadosa porque tem mostrado efeitos colaterais, alguns dos quais bastante sérios.

Normalizar o ciclo de vida das células dos folículos

Um grupo de medicamentos para isso é constituído por retinóides tópicos. Assim como a isotretinoina, eles estão relacionados à vitamina A, mas a administração é tópica e geralmente têm efeitos colaterais menos severos. Porém, eles podem causar irritação significativa na pele. Tais medicamentos deve ser utilizados com supervisão médica.

PUBLICIDADE

Esfoliação da pele

Isso pode ser feito mecanicamente ou quimicamente. Esfoliantes químicos incluem ácido salicílico e glicólico, os quais encorajam a descamação da camada superior da pele prevenindo o acúmulo de células de pele mortas que, juntamente com os óleos da pele, contribuem para bloquear os poros. Isso também ajuda a desbloquear poros entupidos.

Tratamento hormonal

Em mulheres pode-se melhorar a acne com pílula anticoncepcional de combinação estrogênio/progesterona.

Fototerapia

Sabe-se há bastante tempo que uma melhora de curto prazo pode ser obtida com a luz solar. Entretanto, estudos têm mostrado que a luz solar piora a acne a longo prazo, provavelmente devido aos danos causados pelo raio ultravioleta. Mais recentemente, luz visível tem sido aplicada com sucesso para tratar a acne, particularmente a luz azul intensa. Porém, o equipamento é relativamente caro e esse tratamento funciona melhor para casos leves ou moderados de acne.

O que não deve-se fazer como tratamento contra acne

Espremer a espinha ou qualquer outro tratamento físico contra acne não deve ser tentado por ninguém a não ser um dermatologista qualificado. Espremer a espinha irrita a pele, pode propagar a infecção mais para fundo e causar cicatriz permanente.

Saiba mais:
Causas da acne, como ela se forma e o que fazer
Cravos e Espinhas - Mitos sobre as causas
Causas da Acne
Laser como tratamento futuro para acne
Chocolate dá espinhas e acne
Seqüenciada bactéria da acne


PUBLICIDADE






Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Acne" (en.wikipedia.org/wiki/Acne).