Copacabana Runners

Tratamento de Varizes - Cirurgia, Escleroterapia, Laser

Objetivos do tratamento de varizes

Os objetivos do tratamento de varizes podem incluir alívio dos sintomas, evitar complicações e melhorar a aparência cosmética. Embora o tratamento possa visar varizes já existentes, ele não pode impedir a formação de novas veias varicosas.

Quem precisa de tratamento para varizes

As varizes que causam poucos sinais e sintomas geralmente não precisam de tratamento. Ao invés disso, o médico pode recomendar simples procedimentos de cuidados próprios. As varizes que causam sinais e sintomas mais graves podem precisar de tratamento médico ou de cirurgia. O tratamento pode ser recomendado se as varizes estiverem causando problemas na pele, coágulos sanguíneos, dor significativa, ou atrapalhando as atividades cotidianas. Algumas pessoas com varizes podem escolher passar por tratamento médico ou cirurgia devido a razões cosméticas.

Tipos de tratamentos para varizes

Procedimentos de cuidados próprios

Os procedimentos de cuidados próprios são uma opção comum para o tratamento de varizes. O médico pode pedir à pessoa com varizes para:
* Evitar ficar muito tempo em pé.
* Elevar as pernas acima do nível do coração ao deitar.
* Usar meias de compressão.
* Praticar exercícios físicos para manter as pernas em movimento e melhorar o tônus muscular, a fim de ajudar a circulação sanguínea através das veias.
* Emagrecer, uma vez que a perda de peso ajuda na circulação sanguínea e pressão nas veias.
* Evitar roupas apertadas.

Tratamento médico e cirurgia de varizes

O tratamento médico e cirurgia de varizes são usados para remover as veias varicosas ou para fecha-las. Remover ou fechar uma veia varicosa geralmente não ocasiona problemas de circulação porque o sangue encontra rotas por outras veias. Esses tratamentos variam de procedimentos que não envolvem incisões ou injeções, até a cirurgia de varizes. Pode ser necessária a combinação de tratamentos, dependendo da condição e estilo de vida do pacientes.

Escleroterapia para tratamento de varizes

Na escleroterapia é usado um químico líquido para fechar a veia varicosa. Esse líquido é injetado na veia para causar irritação e cicatrização dentro dela, ocasionando o seu fechamento. Escleroterapia é geralmente usada para tratar varizes menores e costuma ser feita no consultório do médico. A pessoa pode precisar de várias sessões de escleroterapia para fechar uma veia completamente. Nesse caso, os tratamentos com escleroterapia são geralmente aplicados a cada 4 ou 6 semanas. Após o tratamento com escleroterapia as pernas são envoltas em bandagem elástica para ajudar na recuperação e diminuir o inchaço.

Cirurgia de varizes a laser

Na cirurgia de varizes a laser não há utilização de incisões ou injeções. A energia do laser é usada para fechar a veia varicosa. Cirurgia de varizes a laser é tipicamente usada para tratar varizes pequenas.

Terapia de laser endovenoso para varizes

Esse procedimento usa a energia do laser para produzir calor a fim de fechar a veia. Uma pequena incisão é feita na pele e um pequeno cateter é inserido na veia. Um equipamento na ponta do cateter aquece dentro da veia causando o seu fechamento. A pessoa fica consciente durante esse procedimento, mas a área da varize é anestesiada. Geralmente pode-se voltar para casa no mesmo dia.

Cirurgia endoscópica das varizes

Essa cirurgia de varizes usa uma câmera minúscula ao final de um tubo fino que se move através das veias varicosas. Um instrumento cirúrgico no final da câmera é usado para fechar a veia. Atualmente essa cirurgia é usada somente para casos graves nos quais as varizes ocasionaram úlceras na pele. Apenas pequenas incisões são necessárias para essa cirurgia.

Flebectomia ambulatorial para varizes

Na flebectomia ambulatorial as pequenas veias varicosas são removidas através de pequenas incisões na pele. Flebectomia ambulatorial é tipicamente usada para varizes perto da superfície da pele. A pessoa fica acordada durante a cirurgia, mas a área das varizes é anestesiada. Geralmente o paciente pode voltar para casa no mesmo dia.

Cirurgia para ligação e remoção das varizes

Nessa cirurgia a veia varicosa é fechada e removida através de pequenas incisões. Essa procedimento é usado em casos graves, nos quais as varizes causam dor ou úlceras na pele. A pessoa recebe remédio para dormir de modo que não sente dor durante a cirurgia.

O que esperar depois do tratamento para varizes

O tempo de recuperação depende do tratamento específico. Cirurgia para ligação e remoção das varizes requer maior tempo de recuperação do que outros procedimentos. Atividade não é significativamente limitada depois da maioria dos tratamentos para varizes. De fato, caminhar é geralmente recomendado durante a recuperação. Efeitos colaterais seguintes aos procedimentos podem incluir inchaço, descoloração da pele, câimbra e coceira. Inchaço e descoloração da pele pode durar por vários meses. Efeitos colaterais menos comuns incluem coágulos sanguíneos e dano ao nervo.





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Artigos relacionados:
Prevenção de varizes
Endermologia
Drenagem linfática
Exercícios físicos para gestantes e cuidados durante atividade física
Curves
Biografia de Joseph Hubertus Pilates
O Método Pilates
As aulas de Pilates
Para que serve o Método Pilates?
Pilates x Musculação
As Mudanças no Pilates
Pilates no Pré, Peri e Pós-Natal
O Stúdio de Pilates
Pilates e o treinamento de corrida
Pilates - Método, aparelhos, aulas
Ginástica
Educação física
Mulheres e a Estética
Carboxiterapia® contra celulite
Carboxiterapia
Estrias na Gestação
Tratamento de estrias vermelhas e brancas
Peeling
Beleza Feminina
Gordura localizada e flacidez
Estética e Saúde
Estimulação Russa
Manthus
Corrente Russa
Como ficar em forma rápido
Boa Forma Geral
Hábitos Saudáveis de Vida
Benefícios da caminhada
Caminhada - Dez Razões para Caminhar Forte
Mirtilo
Escleroterapia
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI)