Copacabana Runners

Tricomoníase

DST - CDC/ Maureen Metcalfe, Tom Hodge

O que é tricomoníase

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível comum, a qual afeta tanto homens quanto mulheres, embora os sintomas sejam mais comuns no sexo feminino.

Como as pessoas contraem tricomoníase

A tricomoníase é causada por um protozoário parasita chamado Trichomonas vaginalis. A vagina é o local mais comum para essa infecção em mulheres, e a uretra (canal da urina) em homens. O parasita é transmitido através do contato do pênis com a vagina ou vulva com vulva (área genital externa à vagina) com uma pessoa infectada. Mulheres podem contrair tricomoníase de homens ou mulheres, porém homens geralmente só a contraem de mulheres infectadas.

Sintomas da tricomoníase

A maioria dos homens com tricomoníase não apresenta sinais ou sintomas, porém alguns temporariamente têm irritação dentro do pênis, corrimento moderado ou queimação leve ao urinar ou ejacular. Nas mulheres os sintomas incluem um corrimento vaginal amarelo-esverdeado com forte odor. A infecção também pode causar nas mulheres desconforto durante o intercurso sexual e ao urinar, assim como provocar irritação e coceira na área genital. Em casos raros, a mulher pode sentir dor no abdômen inferior. Os sintomas geralmente aparecem nas mulheres entre 5 e 28 dias depois da exposição.

Complicações decorrentes da tricomoníase

A inflamação genital causada pela tricomoníase pode aumentar a susceptibilidade da mulher ser infectada pelo HIV caso seja exposta ao vírus. Ter tricomoníase também aumentar a probabilidade da mulher portadora do HIV passá-lo ao parceiro sexual. A mulher grávida com  tricomoníase pode dar a luz a bebês prematuros ou com pouco peso.

Diagnóstico da tricomoníase 

Tanto para homens como mulheres o médico deve fazer exame físico e testes laboratoriais para diagnosticar a tricomoníase. O parasita que causa tricomoníase é de difícil detecção. Nas mulheres, a exame pélvico pode revelar pequenas ulcerações vermelhas na parede da vagina e cérvix.

Tratamento para tricomoníase

A tricomoníase geralmente pode ser curada com remédios sob prescrição médica. Os sintomas da tricomoníase em homens infectados podem desaparecer em algumas semanas sem tratamento. Homens infectados, mesmo que não apresentem sintomas, podem infectar a parceira sexual se não receber tratamento para tricomoníase. Desta forma, ambos parceiros sexuais devem receber o tratamento ao mesmo tempo para eliminar o parasita. Pessoas sendo tratadas contra tricomoníase devem evitar sexo até que seu parceiro sexual tenha completado o tratamento e não apresente sintomas. Ter tricomoníase uma vez não protege a pessoa de contrair a doença novamente.

Prevenção da tricomoníase

A maneira mais segura de evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a tricomoníase, é ter uma relação monogâmica com um parceiro que foi testado e sabe-se não estar infectado. O preservativo masculino, usado corretamente e de forma consistente, pode reduzir o risco de transmissão da tricomoníase. Qualquer sintoma genital -- como corrimento. queimação ao urinar ou feridas -- deve ser um sinal para não ter relações sexuais e consultar um médico imediatamente. 

Uma pessoa diagnosticada com tricomoníase deve receber tratamento e informar todos os parceiros sexuais recentes para que eles procurem um médico. Deve-se parar de ter relações sexuais até que a pessoa com tricomoníase e seu parceiro sexual completem o tratamento e não apresentem sintomas.

Saiba mais:
Vulvodínia - Causas, sintomas, tratamento
Vaginose bacteriana - Sintomas, tratamento
Doenças sexualmente transmissíveis - DST
DSTs na gravidez
DSTs - Testes, diagnóstico, tratamento e prevenção
DSTs mais comuns, sintomas
Tipos de DST
Camisinha e AIDS - Eficiência dos preservativos contra o HIV
HIV e AIDS - Qual a diferença?
HIV Positivo e sintomas da AIDS
Tratamento para HIV / AIDS
Mulher e AIDS - Orientações para mulheres com HIV
HIV e sua transmissão - Beijo, saliva, lágrimas, suor, picadas de insetos
Transmissão do HIV - Sexo oral e AIDS
Vírus HIV
Cura da AIDS e Prevenção - Pesquisas para vacina e microbicidas
Vacina para HIV / AIDS
HIV e AIDS - Você está sob risco? O que é, como se proteger e teste



comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Tradução: © 2008 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: Centers for Disease Control and Prevention