Copacabana Runners

Triglicerídeos e colesterol total

Alimentos gordurosos - James Gathany, Public Health Image Library

Todo nós provavelmente já escutamos sobre a importância de controlar o colesterol sanguíneo de triglicerídeos, seja pelo médico, na televisão ou em notícias. Abaixar os níveis de colesterol que estão muito altos diminui o risco de doença cardíaca. À medida que a pessoa envelhece, os níveis de triglicerídeos e colesterol tendem a subir, porém controlar e manter baixo o colesterol e os triglicerídeos é importante para todos - homens e mulheres, jovens e idosos, e pessoas com ou sem doença cardíaca.

Colesterol é uma substância presente no sangue e células. O corpo precisa algum colesterol para funcionar apropriadamente, porém quando há muito no sangue ele se acumula nos vasos sanguíneos formando placas. Como o tempo, essas placas ocasionam o estreitamento dos vasos sanguíneos dificultando o fluxo de sangue e podendo causar ataque cardíaco e AVC

Perfil lipídico para mostrar a quantidade de triglicerídeos e colesterol

A pessoa geralmente não sente sintomas quando os níveis de triglicerídeos ou colesterol estão muito altos. É por isso que o primeiro passo para controlar o colesterol e triglicerídeos é saber suas quantidades através de exame de sangue que mostra o perfil lipídico. 

O perfil lipídico fornece informação sobre o colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL e triglicerídeos. O colesterol total é toda a quantidade de colesterol circulando no sangue. Colesterol LDL e HDL são partes do colesterol total. O colesterol LDL é o tipo que eleva o risco de ataque cardíaco e derrame, então é bom ter nível baixo dele. O colesterol HDL é o tipo que protege as pessoas de doenças cardiovasculares, então é bom ter nível alto dele. Triglicerídeos são gorduras no sangue que também elevam o risco de doença cardíaca e derrame, de modo que o ideal é manter seu nível baixo.

Quando o médico verifica o perfil lipídico há certos números que deve-se tentar conseguir. Os níveis recomendados de colesterol e triglicerídeos pelo National Cholesterol Education Program são:
* Colesterol total: menos de 200 mg/dl.
* Colesterol LDL: mais baixo que 100 mg/dl.
* Colesterol HDL: acima de 50 mg/dl para mulheres e acima de 40 mg/dl para homens.
* Triglicerídeos: menos de 150 mg/dl .

O que fazer para manter nível baixo de triglicerídeos e colesterol sanguíneo

Há várias coisas que podem ser feitas para controlar o colesterol sanguíneo e triglicerídeos, como alimentação saudável, redução na ingestão de colesterol, gordura saturada e trans, atividade física moderada, controle de peso, e medicação.

Ao ter uma dieta saudável a pessoa pode melhorar os níveis de colesterol sanguíneo e triglicerídeos. Escolha mais frutas, verduras e cereais integrais. Prefira laticínios com pouca gordura e escolha frango e peixe sem pele. Coma menos gordura, especialmente a saturada encontrada em leite, queijo e carne vermelha. Evite sempre alimentos com gordura trans lendo os rótulos. Óleos ricos em gordura monossaturada, como óleo de oliva e de canola, parecem diminuir os níveis do colesterol ruim LDL e do bom colesterol HDL

Muitas pessoas desejam saber se devem comer ovos. A resposta é sim. Um ovo grande tem em torno de 213 mg de colesterol, o que é quase a quantidade diária máxima recomendada de 300 mg por dia (ou menos de 200 mg por dia se a pessoa tem diabetes, LDL alto ou doença cardíaca). Isso não significa que não se deve comer ovos. Ao invés disso, deve-se limitar a ingestão de outras fontes de colesterol no dia que comer ovo, ou escolher ovo pequeno. A clara do ovo não contém colesterol, o qual está concentrado na gema.

Os níveis de triglicerídeos podem aumentar em algumas pessoas que consomem dieta rica em carboidratos, então deve-se limita-los. Adicionar fibras à dieta contribui para diminuir o colesterol LDL ao ajudar a remover o colesterol do corpo. Alimentos ricos em fibras incluem frutas e verduras.

Atividade física regular também é importante. Exercícios físicos ajudam a elevar o bom colesterol HDL e diminuir o mau colesterol LDL. Exercícios físicos regulares são especialmente importantes para pessoas com altos níveis de triglicerídeos. A recomendação é de pelo menos 30 minutos na maioria dos dias, preferencialmente todos os dias. O exercício físico não tem que ser extenuante, mas de intensidade moderada, como caminhar rápido, trotar, nadar ou pedalar. 

O excesso de peso tende a aumentar os níveis de colesterol LDL. Caso a pessoa esteja acima do peso, emagrecer também ajudará a diminuir os níveis de triglicerídeos e elevar os de HDL. Consulte seu médico antes de começar qualquer programa de exercícios físicos.

É sempre melhor abaixar os níveis de colesterol sanguíneo e triglicerídeos através da alimentação saudável e atividade física. Porém, para algumas pessoas, dieta e exercícios não são suficientes, então elas precisam de medicação para controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Mesmo com medicamentos, ainda é importante continuar com alimentação saudável e exercícios físicos, de modo que menores doses possam ser usadas.

Saiba mais:
Colesterol LDL - Como baixar
LDL - Mau colesterol ou ruim
HDL - Bom Colesterol
Alimentação, colesterol, saúde do coração, doença cardíaca e derrame
Colesterol alto e doença cardíaca
Reeducação alimentar
Hábitos Alimentares Saudáveis
Exercício físico - Riscos e benefícios para o coração
Pressão alta ou hipertensão arterial
Pressão alta e corrida - Hipertenso pode correr?
Hipertensão e exercícios físicos
Recomendações para a prática de atividade física
Importância e benefícios da atividade física na saúde
Aterosclerose e formação de placas de gordura
Tabagismo e problemas de saúde
AVC - Acidente Vascular Cerebral ou Derrame
AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular cerebral ou derrame
Fatores de risco, sinais e sintomas de um AVC ou derrame cerebral
Acidente vascular encefálico (AVE) - O que é, tipos, sintomas, tratamento
Tratamento do AVC - Acidente vascular cerebral ou derrame
Colesterol alto - Diagnóstico
Colesterol alto - Sintomas e causas
Sintomas e Diagnóstico do Colesterol Alto
Colesterol - O que é
Colesterol
Aterosclerose - Causas e fatores de risco
Doença arterial coronariana - Causas
Sedentarismo
Pressão alta - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Pressão alta - causas, prevenção e fatores de risco
Hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares e como baixar a pressão
Colesterol VLDL
Colesterol baixo
Tipos de colesterol
Gorduras e nossa saúde



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos: Tradução: © 2009 Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: US Department of State - Office of Medical Services