|
Todos nós sabemos que uma alimentação de qualidade contribui para uma vida
mais longa e saudável. Porém, quantos anos de vida poderíamos ganhar ao comer
alimentos saudáveis? E, o quanto uma alimentação
saudável diminuiria as chances de infarto e
ataque cardíaco? Foi isso que um novo estudo, publicado nesta sexta-feira
(17/12/2004) no "British Medical Journal",
investigou.
Um
grupo internacional de especialistas, liderados por Dr. Oscar Franco, calculou
que, se homens acima de 50 anos adicionarem alho,
amêndoas e outros alimentos saudáveis para o coração à sua dieta diária,
poderiam elevar sua expectativa de vida em mais de 6 anos. Já as mulheres acima
de 50 anos poderiam adicionar 5 anos à sua expectativa de vida com este tipo de
dieta.
Segundo
os especialistas, os alimentos que contribuiriam para uma vida mais longa e com
menos problemas cardíacos são: vinho tinto, peixe, chocolate escuro, frutas, vegetais, alho e amêndoas. Todos esses
alimentos devem ser consumidos diariamente na quantidade apropriada, exceto o
peixe, que deveria ser comido quatro vezes por semana.
Outras
pesquisas têm mostrado que:
. Comer 100 gramas de chocolate escuro por dia parece reduzir a pressão
arterial e diminuir as chances de problemas cardiovasculares em 20%;
. Consumir 400 gramas de frutas e vegetais teria
efeito similar ao chocolate escuro sobre a pressão
arterial;
. Tomar 150 mililitros de vinho tinto diariamente poderia reduzir o risco
doença cardiovascular em 32%;
. Comer peixe quatro vezes por semana diminuiria as chances de doença
cardiovascular em 14%;
. O consumo de alho e amêndoas diminui os níveis de colesterol,
o que é um importante fator na prevenção de problemas cardiovasculares.
Utilizando
modelos matemáticos, os especialistas calcularam que a ingestão apropriada
desses alimentos poderia diminuir o risco de problemas cardiovasculares em 76%.
Fonte: British Medical Journal, December 17/12/2004
|