Copacabana Runners

Xenical - Orlistat

Pílulas - NIH

Orlistat, comercializado pela Roche com o nome de xenical, é um remédio para tratamento da obesidade cuja principal função é prevenir a absorção de gorduras da dieta, desta forma reduzindo a quantidade de calorias absorvidas. Xenical é elaborado para uso em conjunto com uma dieta com redução de calorias supervisionada por um médico. 

Farmacologia do orlistat (xenical)

Orlistat funciona ao inibir a lípase pancreática, uma enzima que quebra os triglicerídeos no intestino. Sem essa enzima, os triglicerídeos da dieta não são absorvidos e são excretados sem serem digeridos. 

Apenas pequenas quantidades de Orlistat são absorvidas, sendo que a principal via de eliminação é pelas fezes. Na dose padrão de 120 mg três vezes por dia antes das refeições, xenical previne em torno de 30% da gordura da dieta de ser absorvida.

Eficácia do xenical

A quantidade de perda de peso obtida pelo uso do xenical é variável. Em um ano de testes clínicos, entre 35,5% e 54,8% dos indivíduos alcançaram diminuição de 5% ou mais de massa corporal. 

Entre 16,4% e 24,8% conseguiram pelo menos 10% de perda de massa corporal. Um quantidade significativa de indivíduos recuperou o peso depois que pararam de usar o xenical. Ainda houve uma redução de 37% na incidência de diabetes tipo 2, uma diferença significativa.

Efeitos colaterais do xenical

Os principais efeitos colaterais do xenical estão relacionados ao trato gastrointestinal. Efeitos colaterais foram mais severos no primeiro ano de terapia. Já que o principal efeito do orlistat é prevenir a absorção da gordura na dieta, ela é excretada sem modificação nas fezes e desta forma a evacuação pode ficar oleosa ou solta. 

Aumento de flatulência também é comum. Movimentos dos intestinos podem ficar freqüentes e urgentes. Ocorrência rara de incontinência fecal foi vista nos testes clínicos. Para minimizar os efeitos colaterais, deve-se evitar alimentos com muita gordura.

A absorção de vitaminas lipossolúveis é inibida pelo uso de orlistat. Comprimido multivitamínico contendo essas vitaminas (D, E, A, beta-caroteno), deve ser tomado uma vez ao dia, pelo menos 2 horas antes ou depois de tomar o xenical.

O xenical é contra-indicado nos casos de: malabsorção, redução da função da vesícula biliar, gravidez ou aleitamento e certos problemas no rins.

Saiba mais:
Sobrepeso e obesidade - Tratamento

Remédios e medicamentos para emagrecer:
Cetilistat - O que é, x Orlistat
Moderadores de apetite - Anorexígenos
Efedrina
Sibutramina
Rimonabanto - Acomplia
Fentermina - Supressor de apetite
Femproporex
Dietilpropiona - Anfepramona
Sibutramina - Efeitos colaterais, bula e dosagem
Mazindol
Anorexígenos ou anoréxicos - Lista, medicamentos, naturais
Fórmulas para emagrecer
Fucus vesiculosus
Desobesi-M
Cassiolamina
Dualid S
Plenty - Cloridrato monohidratado de sibutramina
Advantra Z - Sinefrina e Laranja-amarga (Citrus aurantium)
Remédios para emagrecer aprovados
Vazy ®
Faseolamina
Redufim Quitosana
Tak 500





 


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2006, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Xenical" (en.wikipedia.org/wiki/Xenical).