Cientistas europeus terminaram o sequenciamento completo do genoma da bactéria que causa a
acne, o tipo mais comum de doença de pele, que afeta cerca de 80% dos adolescentes.
Segundo o grupo liderado por Holger Brüggemann, da Universidade de Göttingen, na Alemanha, o genoma da Propionibacterium acnes é a base para descobrir medicamentos para a acne e outras doenças ligadas à bactéria. O estudo foi publicado na edição de 30 de julho da revista Science.
A P. acnes costuma habitar a pela humana, onde vive sem provocar dano algum dentro de glândulas que secretam óleo em folículos capilares. O problema é que a bactéria também tem uma função importante no desenvolvimento da acne – doença de natureza inflamatória que compromete formações cutâneas pilosas e sebáceas – por meio de vários mecanismos.
Os cientistas descobriram que a P. acnes tem 2.333 genes e identificaram produtos genéticos que estão ligados à capacidade do micróbio em atacar e destruir componentes na pele humana. Entre esses produtos estão substâncias que podem estar envolvidas na inflamação que ocorre na acne e em outras doenças relacionadas à bactéria.
“A seqüência genômica revela claramente muitas proteínas envolvidas com a capacidade de a P. acnes colonizar e viver na pele humana, bem como um potencial pronunciado para sobreviver a diferentes situações. Essa capacidade ajuda a explicar a preponderância da bactéria e os potenciais problemas causados por ela”, disseram os autores.
Fonte: Agência
Fapesp.
Saiba
mais:
Causas da acne, como ela se forma e o que fazer
Cravos e Espinhas - Mitos sobre as causas
Tratamento contra Acne
Laser como tratamento futuro para acne
Chocolate dá espinhas e acne
Causas da Acne
|