O que é acupuntura
A acupuntura é uma das práticas de cura mais antigas do mundo. Como parte da
medicina tradicional
chinesa, acupuntura visa restaurar
e manter a saúde através da estimulação de pontos específicos do corpo. No ocidente a acupuntura é considerada parte da medicina complementar e da
medicina
alternativa.
Sobre a acupuntura
O termo “acupuntura” descreve uma família de procedimentos envolvendo a estimulação de pontos anatômicos do corpo usando uma variedade de técnicas.
A técnica da acupuntura mais estudada cientificamente envolve penetração na pele de agulhas metálicas que são manipuladas pelas mão ou por estimulação elétrica.
Yin e yang na acupuntura e medicina chinesa
Praticada na China e outros países asiático por milhares de anos, acupuntura é um dos componentes chave da medicina tradicional chinesa. Na medicina tradicional chinesa o corpo é visto como um equilíbrio delicado entre duas forças opostas e inseparáveis: yin e yang. O yin representa frio, lentidão, ou aspectos passivos da pessoa; enquanto o yang representa quente, excitação ou aspectos ativos.
A principal teoria é que a saúde é conseguida equilibrando o yin e yang, e que a doença é causada pelo desequilíbrio que ocasiona um bloqueio no fluxo da energia vital e nos caminhos conhecidos como meridianos. Na medicina tradicional chinesa a força da energia vital da pessoa regularia sua saúde espiritual, emocional, mental e física, e seria influenciada pelas forças opostas yin e yang. Segundo a medicina tradicional chinesa, a energia vital poderia ser desbloqueada usando acupuntura em certos pontos do corpo que conectam com os meridianos. O número de meridianos varia de acordo com a fonte, indo de 14 a 20.
Pesquisas sobre a acupuntura
Tem havido muitos estudos sobre os benefícios potenciais à saúde da acupuntura para uma ampla gama de condições médicas. Porém, de um modo geral, os resultados são difíceis de interpretar devido a problemas com o tamanho e modelo dos estudos.
Efeitos colaterais e riscos da acupuntura
As agulhas da acupuntura precisam ser esterilizadas, não-tóxicas e usadas uma única vez. As complicações decorrentes da acupuntura geralmente são resultado de esterilização inadequada das agulhas e utilização inapropriada do tratamento. Deve-se usar sempre novos jogos de agulhas descartáveis, tiradas de embalagem lacrada, para cada paciente. Os locais do corpo do tratamento devem ser limpos com álcool ou outro desinfetante antes de inserir as agulhas. Falha nos procedimentos pode ocasionar efeitos colaterais sérios como infecções e órgãos perfurados.
Saiba mais:
Acupuntura funciona?
O que é Acupuntura
Acupuntura para emagrecer
Química da acupuntura
Medicina Tradicional Chinesa - Teoria e eficácia
Shiatsu
Seis regras de ouro para medicina altenativa
Tratamento da Artrose ou Osteoartrite
Shiatsu Expresso - Terapias alternativas para o dia de descanso do corredor
Endorfina - Barato do corredor e endorfinas
Fogo cerrado contra a homeopatia
Tai Chi Chuan
Reflexologia, tai-chi-chuan, ginástica Lian Gong e meditação
|