Amarelão ou Ancilostomíase
O que é, transmissão, sintomas, tratamento e diagnóstico

Condições sanitárias ruins - CDC/ Minnesota Department of Health, R.N. Barr Library; Librarians Melissa Rethlefsen and Marie Jones

O que é ancilostomíase ou amarelão

A ancilostomíase, popularmente conhecida como amarelão, é uma doença parasitária intestinal que causa diarréia moderada e dor abdominal. Infecções graves de amarelão podem ocasionar sérios problemas de saúde em recém-nascidos, crianças, mulheres grávidas e pessoas subnutridas. 

PUBLICIDADE

Amarelão ocorre principalmente em climas tropicais e sub-tropicais. Os vermes parasitas causadores da doença são Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

Transmissão da ancilostomíase ou amarelão

Os ovos do parasita não são infecciosos, eles liberam larvas no solo que têm a capacidade de penetrar na pele. As infecções de amarelão são transmitidas principalmente pela pele em contato com o solo, mas também podem ocorrer pela ingestão de larva. As pessoas podem ser contaminadas pelo contato direto com solo contaminado, geralmente ao caminhar descalço, ou ao acidentalmente engolir solo contaminado.

PUBLICIDADE

Os vermes causadores do amarelão têm um ciclo de vida complexo, que começa e termina no intestino delgado. Fêmeas adultas do verme produzem milhares de ovos, os quais são excretados nas fezes. As larvas provenientes dos ovos são pouco visíveis e podem penetrar na pele, geralmente através dos pés descalços. Uma vez dentro do corpo, as larvas vão até os pulmões e de lá até a boca pelo trato respiratório. Uma vez na boca, elas são engolidas e eventualmente alcançam o intestino delgado. Essa jornada leva em trono de uma semana. No intestino delgado a larva se desenvolve em verme adulto, que gruda na parede do intestino e suga sangue.

Quem está sob risco de contrair ancilostomíase ou amarelão

Pessoas que têm contato direto com solo que contém fezes humanas em áreas onde o amarelão é comum estão sob o risco de contrair a doença. Uma vez que a transmissão do amarelão requer desenvolvimento da larva no solo, ela não acontece diretamente de pessoa para pessoa.

Sintomas de ancilostomíase ou amarelão

Coceira e ferida no local onde a pele tocou o solo são geralmente o primeiro sinal da infecção. Esses sintomas ocorrem quando a larva penetra a pele. Ainda que infecção leve possa não apresentar sintomas, infecções graves podem ocasionar anemia, dor abdominal, diarréia, perda de apetite e emagrecimento. Infecções graves crônicas podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento mental.

Problemas de saúde sérios decorrentes de ancilostomíase ou amarelão

As conseqüências mais sérias do amarelão são o desenvolvimento de anemia e deficiência de proteínas ocasionadas pela perda de sangue. Quando crianças são continuamente infectadas por muitos vermes, a perda de ferro e proteínas retarda o crescimento e desenvolvimento mental, algumas vezes irreversivelmente. O amarelão também pode causar cansaço e dificuldade de respirar quando sob esforço. A doença severa pode ocasionar insuficiência cardíaca congestiva.

Diagnóstico de ancilostomíase ou amarelão

A infecção é diagnosticada ao identificar os ovos do verme em exame de fezes.

Tratamento para ancilostomíase ou amarelão

O amarelão é geralmente tratado por 1 a 3 dias com medicação prescrevida pelo médico. Os remédios são eficientes e parecem ter poucos efeitos colaterais. O médico pode decidir repetir o exame de fezes depois do tratamento. Suplemento de ferro pode ser prescrevido caso o paciente tenha anemia.

Prevenção de ancilostomíase ou amarelão

Para prevenção deve-se evitar andar descalço ou entrar em contato com o solo em áreas onde o amarelão é comum.

Saiba mais:
Esquistossomose
Verminose por lombriga ou ascaridíase
Lombriga e Ascaridíase
Dor de Barriga
Soro Caseiro
Diarréia em crianças e bebês
Diarréia crônica
Diarréia - Causas, sintomas, tratamento, conduta nutricional
Dores, cólicas e desconfortos abdominais
Por que lavar as mãos é importante
Cólera
Hidratação - O que beber
Isotônicos - Quando e como usá-los
Enterobíase ou infecção por oxiúros - Sintomas e tratamento
Giardíase - Infecção por Giárdia
Amebíase
Disenteria bacteriana e amébica
Síndrome hemolítico-urêmica - O que é, causas, sintomas, tratamento
Escherichia coli
Intoxicação por Salmonela - Salmonelose
Intoxicação Alimentar
Dor abdominal
Difteria
Botulismo
Aprovada vacina contra diarréia por rotavírus
Gastroenterite aguda - Tratamento em crianças com terapia de reidratação oral
Gastroenterite viral
Leptospirose - Sintomas, transmissão e tratamento
Leptospirose
Importância da Água
Desidratação, Calor e Exercícios Físicos
Perigos da desidratação
Água: importante e esquecida


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: Centers for Disease Control and Prevention