Ambliopia

Olho - CDC/ Arthur E. Kaye

O que é ambliopia?

O cérebro e olhos trabalham juntos para produzir a visão. Luz entra no olho e é transformada em sinais nervosos que viajam pelo nervo ótico até o cérebro. Ambliopia é o termo médico usado quando a visão em um dos olhos é reduzida porque olho e cérebro não estão trabalhando juntos de forma apropriada. O olho parece normal, porém não está sendo usado corretamente porque o cérebro está favorecendo o outro olho.

O quanto comum é a ambliopia?

Ambliopia é a causa mais comum de problema de visão na infância. Essa condição afeta aproximadamente 2 a 3 de cada 100 crianças. A menos que seja tratada com sucesso cedo na infância, ambliopia geralmente persiste até a fase adulta, e é a causa mais comum de problema monocular (em um olho).

PUBLICIDADE

Causas da ambliopia

A ambliopia pode ser causada por qualquer condição que afete o desenvolvimento visual normal ou uso de um dos olhos. Ambliopia pode ser causada por estrabismo, um desequilíbrio no posicionamento dos olhos. Algumas vez ambliopia é causada quando um olho é mais astigmático do que outro. Ocasionalmente ambliopia é causada por outras condições oftalmológicas, como catarata.

Tratamento da ambliopia em crianças

O tratamento da ambliopia envolve fazer a criança usar o olho com a visão reduzida (olho mais fraco). Há duas formas de fazer isso.

Atropina
Diariamente uma gota de medicamento chamado atropina é colocada no olho mais forte para temporariamente embaçar sua visão, de modo que a criança preferirá usar o olho com ambliopia. O tratamento com atropina também estimula a visão do olho fraco e ajuda as partes do cérebro que controlam a visão a se desenvolverem completamente.

PUBLICIDADE

Tampão adesivo
Um tampão adesivo opaco é colocado sobre o olho forte por semanas ou meses. Essa terapia força a criança a usar o olho com ambliopia. O tampão estimula a visão do olho fraco e ajuda a parte do cérebro que controla a visão a se desenvolver.

Antigamente achava-se que tratar ambliopia em crianças mais velhas traria pouco benefício. Porém, resultados surpreendentes mostraram que crianças de 7 anos até adolescentes com 17 anos podem se beneficiar do tratamento para ambliopia. 

Ambliopia pode ser tratada em adultos?

Estudos são muito limitados até o momento, e cientistas não sabem que taxas de sucesso poderiam ser esperadas para o tratamento de ambliopia em adultos. Durante os primeiros 6 a 9 anos de vida o sistema visual se desenvolve muito rapidamente. Conexões complicadas entre olhos e cérebro são criadas durante esse período de desenvolvimento. Cientistas estão estudando se o tratamento para ambliopia em adultos pode melhorar a visão.

Saiba mais:
Estrabismo - Cirurgia, convergente, divergente
Teste do olhinho evita cegueira infantil
Astigmatismo - O que é, sintomas, causas, tratamento


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2012, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Eye Institute