O que é angiografia coronária
A angiografia coronária é um exame que usa pigmento e raios-x especiais para mostrar o interior das artérias coronarianas, as quais suprem sangue rico em oxigênio ao coração.
Um material chamado placa pode se acumular nas paredes interiores das artérias coronárias, as fazendo estreitar. Quando isso acontece ocorre o que se chama de doença das artérias coronárias.
A doença das artérias coronárias pode impedir que suficiente sangue rico em oxigênio flua até o coração. Isso pode ocasionar angina (dor no peito) e ataque cardíaco. Angiografia coronária pode mostrar se a pessoa tem doença das artérias coronárias.
Na maior parte do tempo as artérias coronárias não podem ser vista com raio-x. Durante a angiografia coronária, um pigmento especial é injetado dentro da corrente sanguínea para fazer com que as artérias coronárias possam ser vistas com raio-x.
Um procedimento chamado cateterismo cardíaco é usado para colocar o pigmento dentro das artérias coronárias. Um tubo longo e flexível chamado cateter é colocado em um vaso sanguíneo no braço, coxa superior, ou pescoço. O tubo então é enfiado nas artérias coronárias e o pigmento injetado na corrente sanguínea. Raios-x especiais são tirados enquanto o pigmento estiver fluindo através das artérias coronárias.
Os cardiologistas geralmente realizam o cateterismo cardíaco em hospital. O paciente fica acordado durante o procedimento, o qual geralmente causa pouca ou nenhuma dor.
Quem precisa fazer angiografia coronária
O médico pode recomendar Angiografia coronária para quem tem sinais ou sintomas de doença das artérias coronárias, como:
* Angina. Isso é uma dor sem explicação ou pressão no peito. A pessoa também pode sentir isso nos ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas. Em alguns casos, angina somente ocorre quando a pessoa está ativa fisicamente.
* Parada cardíaca. Essa é uma condição na qual o coração subitamente para de bater.
* Resultado de outros testes -- como eletrocardiograma, teste de esforço, etc. -- que sugerem que a pessoa tenha doença cardíaca.
A pessoa também pode precisar de angiografia
de emergência caso esteja tendo um ataque cardíaco. A angiografia, combinada com um procedimento chamado angioplastia, pode abrir artéria bloqueada que está causando ataque cardíaco e prevenir mais danos ao coração.
Angiografia coronária também pode ajudar o médico a decidir como tratar doença das artérias coronária depois de um ataque cardíaco. Isso é especialmente verdadeiro se o ataque cardíaco causou dano grave ao coração, ou se o paciente ainda estiver com dor no peito.
Riscos da angiografia coronária
A angiografia coronária é um teste médico comum que raramente causa problemas sérios. Porém, as complicações podem incluir:
* Sangramento, infecção, e dor no local onde o cateter foi inserido.
* Dano a vasos sanguíneos. Isso é uma complicação muito rara.
* Reação alérgica ao pigmento usado.
Outras complicações menos comuns da Angiografia coronária incluem:
* Arritmia (batimento cardíaco irregular) que freqüentemente some sozinha, mas que pode precisar de tratamento se persistir.
* Dano aos rins decorrente do pigmento usado.
* Coágulos sanguíneos que podem engatilhar derrame, ataque cardíaco, ou outros problemas sérios.
* Pressão sanguínea baixa.
* Acumulo de sangue ou fluido no saco que envolve o coração. Isso fluido pode impedir que o coração bata apropriadamente.
Assim como qualquer procedimento envolvendo o coração, complicações podem algumas vezes ser fatais. Porém, isso é raro durante angiografia coronária.
O risco de complicações decorrentes de angiografia coronária é maior se a pessoa tiver diabetes ou doença renal, ou tiver mais que 75 anos de idade. O risco de complicações também é maior em mulheres e em pessoas que sofrerem angiografia coronária em emergência.
|