Articulações doloridas, inchadas e rígidas podem ser sinal de
artrite. Uma de suas formas mais comum é a artrite reumatóide. A dor e rigidez podem interferir com sua vida em casa e no trabalho. Para algumas pessoas a doença é leve, porém para outras pode ser incapacitante. Cientistas continuam procurando a causa da artrite reumatóide e formas de melhorar o tratamento.
O que é artrite
Artrite é uma inflamação das articulações. Há mais de 100 tipos de artrite. Ainda que os sintomas sejam similares, as causas variam.
Osteoartrite é o tipo mais comum de artrite, bem mais do que
a artrite reumatóide. Osteoartrite é causada pelo rompimento e cicatrização das articulações. Na artrite reumatóide, seu sistema imunológico – que normalmente ajuda a proteger seu corpo de infecções e doenças – começa a atacar suas articulações.
Qualquer um pode ter artrite reumatóide. A doença geralmente começa na meia idade ou depois. Porém, pode acontecer em qualquer idade. Até crianças algumas vezes têm uma forma similar de artrite. Alguns tipos de artrite podem afetar uma única articulação por vez, mas a artrite reumatóide pode atacar todo o corpo.
É importante obter o diagnóstico correto porque cada forma de artrite precisa ser tratada de forma diferente. Para diagnosticar artrite reumatóide os médicos se baseiam em exame físico, histórico médico, raios-x e exames laboratoriais. Não há um teste único para a doença e ela não é fácil de diagnosticar.
Causa da artrite reumatóide
Na artrite reumatóide as articulações podem ficar avermelhadas e quentes. Dor e rigidez podem piorar depôs que acordar ou descansar por muito tempo. Com o tempo seu sistema imunológico danifica a cartilagem das articulações. Isso pode deformar suas articulações.
Cientistas não sabem exatamente o que ocasiona a artrite reumatóide. Ela é provavelmente uma combinação de genética e gatilhos ambientais como fumo ou vírus. Hormônios também podem ter influência. Há mais mulheres diagnosticadas com artrite reumatóide do que homens.
O que os cientistas sabem é que o dano é causado pelo sistema imunológico. O sistema de defesa do corpo ataca por engano a membrana que reveste as articulações.
“O sistema imunológico deveria fazer coisas boas para você”, diz Dra. Kristen Demoruelle, especialista em artrite na Universidade do Colorado. “Ele deveria ajudar no combate a infecções, porém na artrite reumatóide, por razões que desconhecemos, o sistema imunológico fica confuso e ataca suas articulações”.
Tratamentos para artrite reumatóide
Não há cura para a artrite reumatóide, mas existem tratamentos efetivos. O tratamento pode aliviar a dor, reduzir a rigidez e inchaço nas articulações, e prevenir mais danos às cartilagens.
Avanços nas pesquisas têm melhorado o prognóstico para os pacientes. Os médicos não esperam mais para começar o tratamento de uma pessoa com artrite reumatóide. Agora eles começam o tratamento imediatamente, antes que os danos às articulações piorem. Detecção precoce é muito importante para melhorar as chances de sucesso do tratamento.
“Se conseguirmos que a doença entre em baixa atividade por 6 meses e remissão (sem sinais da doença) por 1 ano, então teremos uma ótima chance de que a artrite reumatóide tenha impacto bem reduzido na vida do paciente”, diz Dra. Vivian P. Bykerk, pesquisadora no Hospital for Special Surgery em Nova York.
Há muitas classes de medicamentos diferentes disponíveis para o tratamento da artrite reumatóide. Muitos medicamentos funcionam reduzindo a inflamação. Eles podem ser usados em combinação com outros medicamentos que retardam os danos às articulações.
Cientistas do NIH (National Institutes os Health) ajudaram a desenvolver uma nova classe de medicamentos para artrite
chamada inibidor de janus quinases. Esses medicamentos funcionam suprimindo a resposta imunológica do corpo. Cientistas continuam investigando novos tipos de medicamentos e novas combinações.
Artrite reumatóide pode afetar todas as áreas da sua vida, desde o trabalho até relacionamentos pessoais. Se você tem artrite reumatóide, há muitas coisas que pode fazer para ajudar a manter seu estilo de vida e ter um prognóstico positivo. Exercícios ajudam a manter seus músculos saudáveis e fortes,
e a preservar a mobilidade das articulações e flexibilidade. Descanso ajuda a reduzir a inflamação das articulações, dor e fadiga. Pergunte ao seu médico como equilibrar melhor exercícios e descanso.
Saiba
mais:
Artrite e exercícios físicos - Articulações e doenças reumáticas
Artrite Reumatóide - O que é, sintomas, causas e diagnóstico
Artrite Reumatóide - Tratamento
Artrite Psoriática - O que é, sintomas, causas
Inflamação nas articulações
Tratamento único para artrite e infarto
Artrose - Osteoartrite
Diagnóstico da Artrose ou Osteoartrite
Tratamento da Artrose ou Osteoartrite
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: copyright © 201 7
por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health
|