Assaduras em bebês, ou
dermatite das
fraldas, é um termo genérico para as irritações na área das fraldas que são causadas por vários transtornos de pele e/ou irritantes.
Assaduras em bebês (dermatite das fraldas) é caracterizada por manchas unidas de eritema (coloração avermelhada da pele ocasionada por vasodilatação capilar) e escamações vistos principalmente nas superfícies convexas, com as dobras de pele sobrando.
Assadura em bebê com envolvimento secundário de bactérias ou fungos tendem a se espalhar por superfícies côncavas e convexas das dobras da pele, e freqüentemente exibem um eritema central vermelho com pústulas (pequenas lesões inflamadas) satélites ao redor da borda.
Diagnóstico diferencial de assaduras em bebês
Além da dermatite das fraldas, outras feridas e assaduras que ocorrem na área da fralda incluem
dermatite seborréica e
dermatite
atópica. Tanto dermatite seborréica quanto atópica requerem tratamento individualizado.
A dermatite seborréica é caracterizada por escamas amareladas, grossas e oleosas. Dermatite seborréica é mais comum no escalpo, mas também pode aparecer na dobra inguinal
Dematite atópica, ou eczema, é associada com reação alérgica, geralmente hereditária. Essa classe de feridas pode aparecer em qualquer lugar no corpo, e é caracterizada por coceira intensa.
Causas das assaduras em bebês decorrentes de dermatite das fraldas
Assaduras em bebês decorrentes de dermatite das fraldas desenvolve quando a pele é exposta a umidade prolongada, pH da pele aumentado em decorrência de urina e fezes, e quebra resultante da camada externa da pele.
Efeitos da dieta nas assaduras em bebês decorrentes de dermatite das fraldas
A interação entre atividade da enzima fecal e assaduras decorrentes de dermatite das fraldas explica a ligação entre a dieta e essa condição, uma vez que enzimas fecais são afetadas pela alimentação. Bebês amamentados no peito, por exemplo, têm menor incidência de assaduras, possivelmente porque as fezes têm menor pH e menos atividade enzimática.
Assaduras decorrentes de dermatite das fraldas são mais comumente diagnosticadas em bebês de 8 a 12 meses, talvez em decorrência do aumento de alimentos sólidos e mudanças na dieta que nessa idade afetam a composição fecal. Sempre que a dieta do bebê passa por alteração significativa parece aumentar a probabilidade de assaduras decorrentes de dermatite das fraldas (Atherton e Mills, 2004).
Tratamento e prevenção de assaduras
O tratamento mais efetivo, embora não o mais prático, é descontinuar o uso de fraldas, permitindo à pele arejar. Secagem cuidadosa da pele antes de trocar as fraldas é uma boa medida preventiva contra assaduras, uma vez que o excesso de umidade --- seja na forma de urina, fezes ou transpiração --- estabelece as condições para que ocorram assaduras decorrentes de dermatite de fraldas. Vários pós absorventes de umidade, como talco, também ajudam a prevenir assaduras
Outra forma de tratamento e prevenção é bloquear a umidade de alcançar a pele,
e para isso existem óleos e cremes especiais. Tais óleos e cremes bloqueadores de umidade podem piorar as assaduras caso a pele não esteja cuidadosamente seca. Ungüentos à base de óxido de zinco também são eficientes na prevenção de assaduras, uma vez que tem efeito anti-umidade e adstringente na pele, sendo um anti-séptico leve sem causar irritação.
Se assaduras persistirem ou tiverem feridas ruins, creme antifungos é freqüente usado. Em casos nos quais as feridas e assaduras são mais do que uma irritação, preparação tópica corticosteróide leve pode ser usada.
Saiba
mais:
Assadura em bebê ou dermatite das fraldas
Pele de bebê e cuidados com a assaduras
Dermatite de Contato
Brotoeja - O que é, sintomas, causas, prevenção e tratamento
Exantema súbito ou roséola infantil
Eczema - Tipos de eczemas,
tratamento
Dermatite
seborréica
|