Astragalus - Planta medicinal para sistema imunológico

Astragalus phoenix - US Forest Service

Como o astragalus é utilizado na fitoterapia como planta medicinal?

Historicamente o astragalus (Astragalus membranaceus, Astragalus mongholicus) tem sido usado na medicina tradicional chinesa, geralmente em combinação com outras ervas, para melhorar o sistema imunológico. 

Astragalus ainda é amplamente usado na China para hepatite crônica e como coadjuvante na terapia contra câncer. Astragalus também é usado para prevenir e tratar resfriados comuns e infecções no trato respiratório superior, assim como para doenças cardíacas.

Como o astragalus é usado na fitoterapia?

A raiz do astragalus é tipicamente usada em sopas, chás, extratos ou cápsulas. Astragalus é geralmente usado com outras ervas, como ginseng.

O que a ciência diz sobre o astragalus?

A evidência para usar astragalus para qualquer condição médica é limitada. 

PUBLICIDADE

Resultados de estudos pequenos ou preliminares sugerem que astragalus pode beneficiar a função cardíaca e ajudar o sistema imunológico a lutar contra infecções. 

Alguns estudos mostraram benefícios potenciais para o uso do astragalus - em combinação com outra erva Ligustrum lucidum - como terapia coadjuvante contra o câncer. Porém, em geral esses estudo não foram bem elaborados.

Quais são os efeitos colaterais e precauções no uso do astragalus?

O uso do astragalus é considerado seguro para a maioria dos adultos. Seus possíveis efeitos colaterais ainda não são bem conhecidos porque o astragalus geralmente é usado em combinação com outras ervas. O astragalus pode interagir com medicamentos que suprimem o sistema imunológico. As pessoas tomando astragalus como fitoterápico devem informar isso ao seu médico.

Saiba mais:
Medicina Tradicional Chinesa
Sistema imunológico
Ginseng
Ginseng Brasileiro
Fitoterápicos
Fitoterapia


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Center for Complementary and Alternative Medicine