Ele pode acontecer a qualquer hora em qualquer lugar. AVC pode ser repentino, e seus efeitos podem ser devastadores. AVCs são a terceira causa de morte nos EUA, e
a principal causa de incapacitações em adultos. A boa notícia é que pode-se interromper os danos cerebrais causados por um AVC se agir rapidamente. Por isso, é importante conhece os sinais de alerta de um AVC e procurar ajuda imediatamente caso os identifique.
Um AVC ocorre quando o fluxo normal de sangue para o cérebro falha, geralmente em decorrência de um vaso sanguíneo bloqueado. Quando o sangue não consegue levar nutrientes e oxigênio às células do cérebro, elas podem parar de funcionar e morrer.
“AVC pode ser muito incapacitante: ele pode roubar sua essência, uma vez que o cérebro no faz o que somos”, diz Dr. Walter Koroshetz, direto do Instituto de Doenças Neurológicas e AVC do NIH (National Institutes of Health).
Pesquisadores têm
feito grandes passos na melhora do diagnóstico, tratamento e prevenção do
AVC. Hoje em dia, com tratamento apropriado, muitas pessoas que sofreram um AVC ficam com poucas sequelas.
“É importante saber o que se pode fazer em relação a um AVC”, diz Dr. Koroshetz. “Você pode reduzir dramaticamente seu risco para AVC adotando um
estilo de vida saudável, o qual significa praticar exercícios, manter peso saudável, manter sua pressão sob controle e não fumar”.
Há 2 tipos principais de AVC. Em torno de 4 em cada 5 AVCs acontecem quando os vasos sanguíneos são bloqueados, geralmente por um
coágulo sanguíneo. Esse tipo é chamado AVC isquêmico. O outro tipo, chamado AVC hemorrágico, é causado por um vaso sanguíneo rompido no cérebro provocando sangramento. “Os tratamentos para cada tipo de AVC são quase exatamente opostos”, diz Dr. Koroshetz
Sinais de AVC isquêmico incluem fraqueza súbita em um lado do corpo e problema de fala, movimentação, visão ou raciocínio.
Há mais ou menos 15 anos, cientistas financiados pelo NIH mostraram que danos cerebrais decorrentes de coágulos sanguíneos podem ser interrompidos se o tratamento com medicamentos para coágulos começar em algumas horas após o aparecimento dos sintomas. O medicamento tPA (ativador do plasminogênio tissular) foi o primeiro tratamento comprovado para AVC.
Infelizmente, somente em torno de 2% das pessoas com AVC isquêmico são tratadas com tPA, uma vez que não obtêm ajuda rápida o suficiente. Quando tPA é dado mais de 3 ou 4 horas depois do aparecimento dos sintomas do AVC, ele pode causar mais danos. “É por isso que é importante agir rápido quando notar os sinais de alerta”, diz Dr. Koroshetz.
“Esses sinais de alerta devem ser verificados imediatamente”, diz Dr. Koroshetz. Se não forem tratados rapidamente, mini-AVCs, também conhecidos como ataques isquêmicos transientes, podem elevar as chances de um AVC maior
dentro de poucas horas ou dias.
Em torno de 1 em cada 5 AVCs são causados por sangramento no cérebro. Um sintoma comum em alguns tipos de AVCs hemorrágicos é uma dor de cabeça súbita e extremamente forte. Cirurgia de emergência pode ser necessária para reparar o vaso sanguíneo rompido.
Uma vez que AVC ataca o cérebro, a pessoa pode não ser capaz de chamar socorro de emergência. A melhor chance para a vítima é que alguém perto reconheça os sinais e procure ajuda médica. Tratamento imediato pode salvar a vida e melhorar as chances de boa recuperação.
Saiba
mais:
Você sabe reconhecer os sintomas de um ataque cardíaco e AVC?
AVC - Acidente Vascular Cerebral ou Derrame
AVC - Tratamento do acidente vascular cerebral ou derrame
AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular
cerebral
Derrame cerebral - Acidente vascular cerebral - AVC
Fatores de risco, sinais e sintomas de um AVC ou derrame
Ataque isquêmico transitório ou Mini-AVC
Acidente vascular encefálico (AVE) - O que é, tipos
Isquemia cerebral - O que é, sintomas, efeitos, tipos e causas
Sinais e Sintomas de Coágulos Sanguíneos
Aneurisma Cerebral
Arteriosclerose cerebral
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: copyright © 2015 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
NIH – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases
|