O tratamento do
acidente vascular cerebral
(AVC), também conhecido como derrame
cerebral, depende do estágio da doença.
Há três estágios de tratamento para AVC: prevenção, terapia imediatamente após o AVC, e reabilitação. As terapias para AVC incluem medicação, cirurgia e reabilitação.
Medicação no tratamento de AVC
A terapia com medicação é o tratamento mais comum para AVC. Os tipos de medicamentos mais comuns para prevenir ou tratar AVC são os antitrombóticos e trombolíticos.
Ao tratar um AVC que acabou de ocorrer, cada minuto conta. AVC isquêmico, o tipo mais comum,
pode ser tratado com medicamentos trombolíticos. Esses medicamentos interrompem o
AVC ao
dissolvem o coágulo sanguíneo que está bloqueando o fluxo de sangue ao cérebro. Porém, a pessoa precisa estar no hospital o mais rápido possível depois do começo dos
sintomas do AVC para avaliação e
tratamento. Uma vez que os medicamentos trombolíticos podem elevar o sangramento, eles devem ser usados somente depois que o médico tiver certeza que o paciente sofre um
AVC isquêmico e não um hemorrágico.
Os antitrombóticos previnem a formação de coágulos sanguíneos que podem causar AVC. Ao reduzir o risco de coágulos sanguíneos, esses medicamentos diminuem o risco de
AVC isquêmico. Os antitrombóticos geralmente são prescrevidos para prevenção do AVC. Desses tipos de medicamentos, o mais conhecido é a
aspirina.
Anticoagulantes reduzem o risco de AVC ao diminuir a capacidade de coagulação do sangue.
Cirurgia no tratamento de AVC
A cirurgia pode ser usada para prevenir ou tratar o AVC. Cirurgia também pode reparar os danos aos vasos sanguíneos ou malformações dentro e ao redor do cérebro.
Tratamento de reabilitação de um AVC
As incapacitações decorrentes de AVC são devastadoras para o paciente e sua família, porém terapias estão disponíveis para ajudar.
Para a maioria dos pacientes de AVC a reabilitação envolve fisioterapia. O objetivo da fisioterapia é fazer o paciente de AVC reaprender atividades motoras simples como caminhar, sentar, ficar em pé, deitar, e o processo de passar de um movimento para outro.
Para conseguir isso, os pacientes de AVC devem trabalhar o fisioterapeuta, o qual usa treinamento, exercícios e manipulação física para restaurar o movimento, equilíbrio e coordenação.
Outro tipo de terapia para ajudar
o paciente a reaprender atividades rotineiras é a terapia ocupacional. Esse tipo de terapia também envolve exercícios e treinamento. O objetivo é ajudar o paciente de AVC a reaprender atividades rotineiras como comer, beber e engolir, vestir, tomar banho, usar o banheiro, ler e escrever.
Problemas de fala e linguagem aparecem quando o dano cerebral ocorre nos centros de linguagem do cérebro. Devido à grande capacidade do cérebro aprender e adaptar, outras áreas podem tomar algumas das funções perdidas.
A terapia da fala ajuda pacientes de AVC a reaprender a capacidade de linguagem e da fala. Ela é apropriada para pacientes sem problemas cognitivos e de raciocínio, mas com problema de compreender a fala ou palavras escritas, ou com dificuldade de falar. Com tempo e paciência o sobrevivente de um AVC pode ser capaz de recuperar uma parte e algumas vezes toda a capacidade de fala e linguagem.
Muitos pacientes também precisam de terapia psicológica e remédios para tratar problemas como depressão, ansiedade, frustração e raiva.
Saiba
mais:
AVC - Acidente Vascular Cerebral ou Derrame
AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular cerebral ou derrame
Fatores de risco, sinais e sintomas de um AVC ou derrame cerebral
Acidente vascular encefálico (AVE) - O que é, tipos, sintomas, tratamento
Derrame cerebral - Acidente vascular cerebral - AVC
Ataque isquêmico transitório ou Mini-AVC
Ultrassom de Carótidas
Doença das artérias carótidas - Tratamento com endarterectomia carotídea e angioplastia carótida
Pressão alta ou hipertensão arterial
AVC - Ação rápida pode minimizar os danos
|