Qual é a diferença entre bronquite e pneumonia?

Pulmões - NIH

Tosse ajuda seu corpo a limpar as via aéreas de substâncias irritantes e prevenir infecções. Porém, tosse profunda a partir do peito pode ser sinal de bronquite ou pneumonia. Embora tenham causas diferentes, os sintomas são parecidos, e ambos podem ser sérios o suficiente para o mandar ao médico.

PUBLICIDADE

Tanto bronquite quanto pneumonia envolvem inflamação no peito. Ambos causam tosse e eliminam uma substância viscosa chamada fleuma para remover germes e pus. Ambos também causam falta de ar e chiado.

Bronquite é uma condição na qual os tubos bronquiais que levam aos pulmões ficam inflamados. Vírus, bactérias e até toxinas como fumaça de tabaco podem inflamar os tubos bronquiais. Porém, na maioria das vezes, bronquite é causada por infecção por vírus. 

Pneumonia é causada por infecção nos pulmões. “Em torno de 1/3 dos casos são causados por vírus, mas a maioria está relacionada a bactérias”, diz Dr. Kenneth Olivier, especialista em infecção pulmonar no NIH (National Institutes of Health). “Geralmente a infecção é por bactérias comuns, como Streptococcus pneumoniae, que é a principal causa de pneumonia bacteriana”.

Se você tiver febre com bronquite, ela é geralmente moderada (menos de 38 graus). Em casos mais sérios, você pode ter dor no peito, falta de ar ou chiado quando respira.

Por outro lado, pneumonia é associada a febre, alguma vezes muito alta. Problemas respiratórios, dor no peito e outros sintomas também tendem a ser mais severos na pneumonia.

PUBLICIDADE

Se você tiver febre com calafrios, problema para respirar, ou tosse com fleuma, especialmente se ela for verde ou amarela, procure atendimento médico.

O médico pode escutar seus pulmões com um estetoscópio. Frequentemente o médico pode escutar áreas onde os sons da respiração estão alterados. Você pode fazer um raio-x dos pulmões para verificar se esses contêm fluidos ou pus decorrentes de infecção. Raio-x é a melhor forma de diagnosticar pneumonia e eliminar bronquite. 

Seja qual for a doença, descanso e hidratação são importantes formas de cuidado. Se você tiver bronquite, o médico provavelmente não receitará antibióticos. Isso porque vírus é a principal causa de bronquite e antibióticos raramente são úteis. Porém, se tiver chiado ao respirar, pode ser receitado medicamento para abrir as vias aéreas. Sua tosse pode durar de 10 a 20 dias.

Uma vez que bactérias são frequentemente a causa de pneumonia, seu médico pode prescrever antibióticos. Pode levar de 1 a 4 semanas para se recuperar da pneumonia. Algumas pessoas precisam de tratamento hospitalar.

Germes que causam gripes, resfriados e infecções nas vias aéreas inferior são contagiosos. A melhor forma de prevenir bronquite e pneumonia é evitar ter essas infecções. E, quando estiver doente, tome cuidado para não espalhar germes para outras pessoas.

Saiba mais:
Pneumonia - Causas, sintomas, diagnóstico, tratamento
Pneumonia - Sintomas e Complicações
Pneumonia - Causas
Pneumonia pneumocócica - Causa, sintomas, diagnóstico, tratamento
Pneumonia - Diagnóstico
Pneumonia - Prevenção e vacina
Infecção por Mycoplasma pneumonia
Pneumonia - Tratamento
Pneumonia - O que é, grupos de risco, crianças e idosos
Bronquite - Sintomas, sinais e diagnóstico
Bronquite - Tratamento e prevenção
Bronquite e Exercícios Físicos
Bronquite Aguda e Crônica - O que é, causas
Bronquiolite - Causas, diagnóstico e tratamento
Insuficiência respiratória - O que é, causas, sintomas, diagnóstico
Resistência aos antibióticos
Doenças respiratórias - Sintomas, diagnóstico, tratamento e tipos
Poluição do ar - Poluição atmosférica e problemas de saúde


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 201
7
por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health