Brucelose - Febre de Malta

Mulher medindo temperaruta com termômetro - NIH

O que é brucelose ou febre de Malta

A brucelose, também conhecida como febre de Malta, é uma doença infecciosa causada pelas bactérias do gênero Brucella. Essas bactérias são principalmente transmitidas entre animais, e causam brucelose em muitos vertebrados diferentes como carneiro, bode, gado, cervo, porco, cachorro, etc. Os humanos são infectados ao entrar em contato com animais, ou produtos animais, contaminados com essas bactérias. 

Em humanos a brucelose pode causar uma gama de sintomas que são similares à gripe, os quais podem incluir febre, suor, dor de cabeça, dor nas costas e fraqueza. Pode também ocorrer infecção grave no sistema nervoso central ou no revestimento do coração. Brucelose também pode ocasionar sintomas crônicos ou de longa duração que incluem febre recorrente, dor nas articulações e fadiga.

PUBLICIDADE

Transmissão da brucelose para humanos

Os humanos são geralmente infectados de uma dessas três formas: comendo ou bebendo alguma coisa contaminada com Brucella, inalando a bactéria, ou tendo invasão da Brucella no corpo através de feridas. A forma mais comum de ser infectado é comendo ou bebendo leite e derivados contaminados. Quando ovelhas, cabras e vacas são infectadas, seu leite é contaminado com a bactéria. Se o leite não for pasteurizado, essas bactérias podem ser transmitidas para pessoas que o beberem ou comerem alimentos feitos dele. A inalação da bactéria não é uma forma comum de infecção. Contaminação por feridas na pele pode ser um problema para certas profissões como veterinários e trabalhadores que lidam com carne em matadouros.

PUBLICIDADE

A brucelose pode ser transmitida de pessoa para pessoa?

A transmissão direta de pessoa para pessoa é extremamente rara. Mães amamentando podem passar a infecção para seu bebê. Também há casos de transmissões por via sexual. Embora incomum, a transmissão também pode ocorrer via transplante de tecido contaminado.

Prevenção da brucelose

Pode-se prevenir a brucelose não consumido leite e derivados que não foram pasteurizados. Não há vacina disponível para a brucelose

Meu cachorro foi diagnosticado com brucelose. Há risco para mim?

A grande maioria das infecções em cachorros não é transmitida para humanos, uma vez que é incomum que haja contato com sangue, sêmen ou placenta do animal infectado.

Diagnóstico da brucelose

A brucelose é diagnosticada em laboratório ao encontrar a bactéria em amostras de sangue ou medula óssea. Teste de sangue também pode ser feito para detectar anticorpos contra a bactéria. Se esse método for usado, duas amostras de sangue devem ser colhidas com espaço de tempo de duas semanas.

Tratamento para brucelose

Para tratamento da brucelose o médico pode prescrever antibióticos por 6 semanas para prevenir infecção recorrente. Dependendo da duração do tratamento e da gravidade da doença, a recuperação pode durar de algumas semanas a vários meses. A mortalidade é baixa (<2%), e geralmente associada com endocardite (infecção na camada que reveste o coração).

Saiba mais:
Febre - O que é, convulsões febris, tratamento
Intoxicação Alimentar
Dor abdominal
Resistência aos antibióticos


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention