Benefícios do café para a saúde

Café - National Cancer Institute Image Gallery

Uma vez que seu gosto é tão bom, você pode assumir que café faz mal para você. Provavelmente escutou rumores que seu cafezinho matinal causa desde doença cardíaca até câncer. Porém, pesquisadores estão descobrindo que café oferece pouco ou nenhum risco para a maioria das pessoas. Não somente isso, beber café pode dar alguns benefícios para a saúde.

Café faz mal?

Pesquisas antigas sinalizaram que café poderia ter alguns efeitos colaterais. Porém, a maioria desses estudos procurou relacionar os hábitos das pessoas com sua saúde geral. 

PUBLICIDADE

Nesses estudos, era difícil quais efeitos eram realmente decorrentes do consumo de café. Pessoas que bebem muito café muitas vezes também fumam e são sedentárias.

Os grãos do café são sementes e, como todas as sementes, possuem componentes para proteger a próxima geração da planta. “Café é uma impressionante e potente coleção de ativos biologicamente ativos”, diz Dr. Walter Willett, da Harvard School of Public Health.

Cafeína é provavelmente o componente mais conhecido do café. Ela pode fazer você se sentir mais desperto e alerta, o que é a razão pela qual a maioria das pessoas começa a beber café. De fato, de acordo com Dr. Willett, cafeína é a responsável pelo problema mais comum de pessoas que bebem café: dificuldade para dormir. Cafeína também pode diminuir o apetite e causar dor de cabeça, tontura, nervosismo e irritabilidade.

Se você for sensível à cafeína, diz Dr. Willett, simplismente beba menos café. Caso tenha problema para adormecer à noite, evite beber café nas horas mais tardias do dia.

PUBLICIDADE

Cafeína é moderadamente viciante, de modo que você pode ter dor de cabeça, sonolência, irritabilidade, náusea e outros sintomas se interromper seu consumo subitamente. Você pode evitar esses efeitos ao gradualmente diminuir a ingestão de cafeína.

“Existe alguma evidência de que altas quantidade de cafeína durante a gravidez podem causar problemas com a gestação”, diz Dr. Jared Reis do NIH (National Heart, Lung and Blood Institute). É por isso que os médicos recomendam que mulheres grávidas evitem café e outras bebidas com cafeína.

Estudos também sugerem que cafeína pode interferir na absorção de cálcio, um importante nutriente para a saúde dos ossos. Certifique-se que obter cálcio suficiente através da alimentação para reverter esse efeito.

Dr. Rob van Dam, da Brigham and Women’s Hospital and Harvard Medical School, diz: “cafeína não parece ter a grande quantidade de efeitos ruins que se pensava no passado”. 

Antigamente, muito médicos se preocupavam que café poderia causar câncer. Isso era muito devido a danos da cafeína ao DNA em tubo de teste, os quais estão relacionados ao câncer, explica Dr. Willet. Porém, isso não significa que café cause câncer em pessoas. O café também tem altos níveis de antioxidantes que protegem o DNA.

“O café tem sido examinado em detalhes em relação a muitos tipos de câncer, e não há nenhuma boa evidência que qualquer tipo de câncer tenha seu risco aumentado pelo consumo de café”, diz Dr. Willet. “Acho que podemos dizer com confiança que não há aumento de risco para câncer decorrente do consumo de café”. Algumas evidências até sugerem que café poderia reduzir o risco de câncer de fígado, diz Dr. Willet.

Alguns médicos achavam que café poderia causar ataques cardíacos e AVCs, porque cafeína pode elevar a pressão sanguínea. Porém, Dr. Reis diz que uma xícara de café não ocasiona elevação dramática na pressão de pessoas que bebem café regularmente. “Em estudos de longo prazo, altos níveis de cafeína não tiveram relação a maior risco de doença cardiovascular”, diz Dr. Reis.

Alguns tipos de café podem causar problemas cardiovasculares por outra razão. Café pode conter compostos que ocasionam elevação no colesterol LDL, o qual está relacionado a doenças cardiovasculares.

“Depende muito da forma pela qual o café é preparado”, explica Dr. Reis. “Quando o café é preparado com filtro de papel, muitos componentes que ocasionam elevação no colesterol LDL são eliminados”. Então, é uma boa ideia beber café preparado com filtro de papel para evitar esse problema.

Benefícios do consumo de café para a saúde

Café pode até ter alguns efeitos benéficos para a saúde. Alguns estudos têm relacionado o consumo de café com menor risco de doença de Parkinson. “Quando examinamos pacientes com Parkinson, eles podem ter 4 a 8 vezes menos probabilidade de serem grande consumidores de café”, diz Dra. Wendy Galpern do National Institute of Neurological Disorders and Stroke. Porém, ela salienta que os estudos nessa área têm sido limitados. “É difícil saber se isso é somente uma associação entre causa e efeito”, ela diz.

Alguns estudos sugerem que café pode ter outros efeitos positivos para o cérebro. Dra. Galpern diz que pesquisadores estão examinando os efeitos potenciais da cafeína sobre a memória e doença de Alzheimer. Pesquisas também sugerem que o consumo de café diminui a probabilidade de declínio mental à medida que a pessoa envelhece.

Talvez a pesquisa mais forte mostrando os benefícios do café o relaciona com menor risco para diabetes tipo 2. Em um estudo de 2002, a equipe do Dr. van Dam relatou que pessoas que bebiam 7 ou mais xícaras de café por dia tinham um risco 50% menos de ter diabetes tipo 2 do que as que bebiam 2 xícaras ou menos. Em torno de 20 estudos estão atualmente examinando o efeito em populações variadas. “A grande maioria dos estudos confirma que café está associado a menor risco para diabetes tipo 2”, diz. Dr. van Dam’s

Pesquisadores não estão certos porque café tem esse efeito, mas alguns componentes que não são a cafeína são responsáveis. “Fizemos estudo com café sem cafeína e essencialmente encontramos os mesmos resultados”, explica Dr. van Dam’s.

Outro benefício potencial do café é que ele pode evitar que você consuma outras bebidas menos saudáveis. “Achamos que café é uma boa bebida comparada com outras, desde que não adicione muito creme ou açúcar”, diz Dr. van Dam’s.

Então, aproveite sua xícara de café! Não se sinta culpado pelo prazer que ela te proporciona.

Saiba mais:
Café coado pode ajudar a emagrecer
Cafeína
Diabetes tipo 2: Como prevenir
Doença de Parkinson: Entendendo uma condição complicada
A importância do café da manhã para o esportista


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health