O que é câncer de ovário
O câncer é uma doença na qual células do corpo crescem sem controle. O câncer sempre recebe o nome da parte do corpo onde começou, mesmo se os tumores malignos espalhem para outros locais do organismo depois. Quando o câncer começa nos ovários, ele é chamado câncer de ovário. As mulheres têm dois ovários, que estão localizados na pélvis, um em cada lado do útero. Os ovários fabricam hormônios femininos e produzem ovos.
O câncer de ovário causa mais mortes do que qualquer outro tumor maligno no sistema reprodutivo feminino. Porém, quando o câncer de ovário é encontrado nos estágios iniciais, o seu tratamento é, na maioria dos casos, efetivo. Câncer no ovário freqüentemente ocasiona sinais e
sintomas, então é importante prestar atenção ao corpo e saber se tudo está normal. Os sintomas podem ser causados por outras coisas que não são câncer, mas a pessoa só terá certeza se for avaliada por um médico.
Quem tem risco de câncer de ovário
Todas as mulheres têm risco de câncer de ovário, porém as mais idosas têm mais probabilidade de desenvolverem a doença
do que as mais jovens. Em torno de 90% das mulheres com câncer de ovário tem mais de 40 anos de idade, com a maior parte com mais de 55 anos. O câncer de ovário é o segundo tipo de câncer ginecológico mais comum, atrás do câncer de útero. Apesar do câncer de ovário representar somente em torno de 3% dos casos de tumores malignos em mulheres, ele causa mais mortes do que qualquer outro câncer ginecológico.
Sintomas do câncer de ovário
O câncer de ovário freqüentemente ocasiona sinais e sintomas. A mulher deve procurar um médico
se tiver qualquer um desses sinais e sintomas por duas semanas ou mais:
* Dor na pélvis ou área abdominal (abaixo do estômago e entre os ossos do quadril).
* Dor nas costas.
* Ficar cansada todo o tempo.
* Sensação de estômago inchado.
* Alteração nos hábitos ao urinar, como dificuldade de passar a urina ou diminuição na freqüência com que urina.
* Azia.
* Corrimentos na vaginal que não são comuns para a pessoa.
Também deve-se procurar um médico se tiver qualquer sangramento pela vagina que não seja normal para a pessoa, particularmente depois da menopausa. Esses sintomas podem ser causados por algo que não seja câncer, mas a única maneira de saber é procurando um médico. Quanto mais cedo o câncer de ovário for diagnosticado e tratado, melhores seão as chances de eficiência do tratamento.
Fatores de risco para câncer de ovário
Não há como saber se uma mulher terá câncer de ovário. A maioria das mulheres tem câncer de ovário sem estar com alto risco para essa doença. Porém, vários fatores de risco podem elevar a chance da mulher ter câncer de ovário, como:
* Estar na meia-idade ou mais velha.
* Ter membros da família com câncer de ovário.
* Ter tido câncer de mama, útero ou colorretal.
* Nunca ter tido filhos ou ter tido dificuldade de engravidar.
* Ter endometriose.
A pessoa com um ou mais desses fatores não significa que terá câncer de ovário. Porém, ela deve conversar com o médico sobre seu risco.
Prevenção do câncer de ovário
Não há nenhuma forma conhecida de prevenir o câncer de ovário, porém essas coisas podem diminuir o risco para doença:
* Ter usado pílula anticoncepcional por mais de 5 anos.
* Ter tido ligadura de tubas uterina, remoção de ambos os ovários, ou histerectomia.
* Ter tido filho.
Diagnóstico do câncer de ovário
Não há forma simples e segura de testes para câncer de ovário em mulheres sem sinais ou sintomas. O teste de papanicolau não checa câncer de ovário, mas há algumas coisas que a mulher pode fazer:
* Prestar atenção no seu corpo e saber o que não é normal para si.
* Se notar qualquer alteração no corpo que não seja normal e possa ser um sintoma de câncer de ovário, procurar um médico.
* Perguntar ao médico sobre testes, como exame pélvico retovaginal, ultrassom transvaginal, e teste de sangue CA-125.
Tratamento para câncer de ovário
Há várias formas de tratamento para câncer de ovário. O tratamento depende do tipo de câncer de ovário e a velocidade que ele se espalha. Tratamentos incluem cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Pessoas com câncer de ovário geralmente recebem mais de um tipo de tratamento.
* Cirurgia. O médico remove o tecido canceroso em uma operação.
* Quimioterapia. O tratamento com quimioterapia envolve o uso de medicamentos para diminuir ou matar o câncer de ovário.
* Radioterapia. Esse tratamento usa raios de alta energia para tentar matar as células cancerosas no local do corpo onde o câncer está.
|