Sobre o câncer oral
O termo câncer oral inclui cânceres da boca e faringe, parte da garganta. Em torno de 2/3 dos casos de câncer oral ocorrem na boca e o restante na faringe.
O câncer oral se espalha rapidamente. Em média, 60% daqueles com a doença sobreviverão por mais de 5 anos. O câncer oral ocorre mais freqüentemente em pessoas com mais de 40 anos, e afeta mais que o dobro de homens que mulheres.
Diminuindo o risco de câncer oral
A maioria dos casos de câncer oral poderia ser prevenida. Em torno de 75% dos casos de câncer oral estão relacionados ao uso de tabaco,
álcool, ou ambas as substâncias. Usar tabaco e álcool em conjunto coloca a pessoa sob risco muito maior do que a utilização de cada substância sozinha.
Para prevenir o câncer oral, não use produtos com tabaco, como cigarros, cachimbos e charutos. O tabaco em todas as suas formas é o principal causador de câncer oral.
Caso beba álcool, faça isso com moderação. A ingestão excessiva de álcool pode elevar o risco de câncer oral.
Coma bastante frutas e vegetais, pois eles são parte de uma dieta de pouca gordura e muita fibra que pode reduzir o risco de câncer. O “National Cancer Institute” sugere comer pelo menos 5 porções diárias de frutas e vegetais.
Possíveis sinais e sintomas de câncer oral
Consulte um dentista ou médico caso um dos seguintes sintomas durem mais do que 2 semanas:
* Um caroço com ferida e irritação na boca, lábio ou garganta.
* Uma mancha branca ou vermelha na boca.
* Sensação de que há algo preso na garganta.
* Dificuldade de mastigar ou engolir.
* Dificuldade de mover a mandíbula ou língua.
* Falta de sensibilidade na língua ou outras áreas na boca.
* Inchaço na mandíbula que faz a dentição não encaixar direito.
* Dor em um ouvido sem perda de audição.
Detecção precoce do câncer oral
É importante descobrir o câncer oral o mais cedo possível, quando ele pode ser tratado com mais sucesso. Um exame pode detectar sinais precoces do câncer oral. Os exames para câncer oral são rápidos e sem dor. O check-up regular com dentista é uma ótima oportunidade para passar por exame. Durante o exame, o dentista verificará a face, pescoço, lábios e toda a boca para possíveis sinais de câncer. Algumas partes da faringe não são visíveis durante o exame para câncer oral. Desta forma, converse com seu dentista sobre se um especialista deveria checar sua faringe.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|