Chá verde na fitoterapia - Emagrecer, baixar colesterol e tratar câncer

Chá - CDC/ Debora Cartagena

Chá verde na fitoterapia para tratar câncer, emagrecer, baixar colesterol e proteger a pele

O chá verde e seus extratos têm sido usados na fitoterapia para prevenir e tratar alguns tipos de câncer, como de mama, estômago e de pele

O chá verde e seus estratos também são usados para melhorar a prontidão mental, ajudar a emagrecer, baixar os níveis de colesterol e proteger a pele dos danos dos raios solares.

Como o chá verde é usado na fitoterapia

O chá verde é geralmente bebido como infusão. Extratos de chá verde podem ser tomados em cápsulas e algumas vezes usados em produtos para pele.

PUBLICIDADE

O que a ciência diz sobre o uso do chá verde na fitoterapia

Estudos laboratoriais sugerem que o chá verde ajuda a proteger contra certos tipos de câncer ou diminuir o seu crescimento. Porém, estudos em pessoas têm mostrado resultados variados.

Alguma evidência sugere que o uso de chá verde em preparações melhora a prontidão mental, mais provavelmente por causa da cafeína. Não há dados confiáveis suficientes para determinar se o chá verde ajuda a emagrecer, abaixar os níveis de colesterol ou proteger a pelo dos danos dos raios solares.

Efeitos colaterais e precauções no uso do chá verde

O uso do chá verde é seguro para a maioria dos adultos quando em quantidades moderadas. 

PUBLICIDADE

Há alguns registros de problemas renais em pessoas tomando extratos concentrados de chá verde. Esse problema não parece ocorrer em bebidas e infusões de chá verde. Embora esses casos sejam raros e a evidência não seja definitiva, especialistas sugerem que extratos concentrados de chá verde sejam tomados com alimentos e seu uso seja interrompido se aparecerem sintomas de problemas renais como dor abdominal, urina escura e icterícia.

Chá verde e preto contêm cafeína, a qual pode causar insônia, ansiedade, irritabilidade, problemas estomacais, náusea e diarréia em algumas pessoas. 

Chá verde contém pequenas quantidades de vitamina K, a qual pode tornar alguns medicamentos anticoagulantes menos eficientes. Quando o médico perguntar que medicamentos toma, o paciente que utiliza suplementos de chá verde deve informar isso a ele.

Saiba mais:
Chá verde ou preto pode melhorar memória
Extrato de chá verde contra o câncer
Os segredos dos chás - Chá de Alecrim, Alfazema, Arnica, Camomila, Catuaba, Erva Cidreira e Doce, Hortelã, Jasmim, Carqueja
Diuréticos
Saúde, beleza & bem-estar com chás
Chá preto
Chá de hibisco
Chá branco
Radicais Livres e Antioxidantes
Dieta antioxidante
Esclerose múltipla
Chás para emagrecer - Chá verde emagrece?
Chocolate na saúde
Doença de Parkinson - O que é esse mal, sintomas tratamento


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: NCAM