Problemas de fertilidade e como aumentar as chances de engravidar

Quarto de bebê - NIH

Para aqueles que sonham em ter um filho, problemas para engravidar podem ser extremamente frustrantes. Nas últimas décadas, cientistas têm desenvolvido uma ampla gama de procedimentos para ajudar os casais com dificuldade para engravidar.

A infertilidade é uma condição muito comum. Ela afeta em torno de 1 em cada 10 casais que estão tentando ter um bebê. Infertilidade pode ser atribuída ao homem em torno de 1/3 dos casos e à mulher em 1/3 também. Nos outros casos, as dificuldades decorrem de ambos os parceiros ou nenhuma causa foi identificada.

“Embora existam muitas causas conhecidas para infertilidade, há ainda alguns casos de dificuldade para engravidar que ainda não compreendemos”, diz Dr. Louis V. De Paolo, especialista em pesquisas sofre fertilidade. “Estamos descobrindo constantemente novas moléculas que são vitais para o processo que regula a fertilidade”. Ao aprender mais sobre essas moléculas e outros fatores, os cientistas esperam descobrir novas e melhores formas de prevenir ou tratar a infertilidade.

PUBLICIDADE

Conhecer as causas da infertilidade é importante porque pode ajudar os casais a escolher a melhor terapia. “Uma vez que há muitas causas, o tratamento que funciona para uns pode não ser a melhor opção para outros”, diz Dr. De Paolo. Os tratamentos mais comuns atualmente são cirurgia ou medicamentos.

Problemas de fertilidade podem aparecer em qualquer uma das etapas necessárias para conseguir engravidar. Para a gravidez, o corpo da mulher primeiramente deve liberar um ovo de um dos ovários, um processo chamado ovulação. O esperma masculino então precisa então fertilizar o ovo. Então, o ovo deve viajar através do tubo de falópio até o útero. Finalmente, o ovo fertilizado deve se fixar dentro do útero.

Problemas de fertilidade masculina

Infertilidade pode estar relacionada ao homem se houver problema com a quantidade, forma ou movimentação do esperma. Esses problemas podem dificultar que o esperma fertilize o ovo. Em torno de 1 em cada 5 homens têm problemas por causa de desequilibro hormonal, o qual pode algumas vezes ser corrigido com medicação.

PUBLICIDADE

“Outra causa identificável comum de infertilidade masculina ocorre quando o homem tem veias largas ao redor do testículo, o que faz com que o escroto fique mais quente do que deveria. O calor diminui a produção e qualidade do esperma”, diz Dr. Peter N. Schlegel, especialista no tratamento da infertilidade masculina na Cornell University. Essa condição, chamada varicocele, pode ser corrigida com cirurgia caso esteja causando infertilidade. Cirurgia também pode ajudar a remover bloqueios que impedem a liberação de esperma.

“Também há causas genéticas para pouca produção de esperma, as quais são provavelmente mais comuns do que podemos identificar, uma vez que ainda não compreendemos todas as causas da infertilidade masculina”, diz Dr. Schlegel.

Problemas de fertilidade feminina

Entre as mulheres a causa mais comum de infertilidade está relacionada com problemas de ovulação, que afetam em torno de 40% das mulheres com dificuldade para engravidar. “Problemas de ovulação ocorrem quando a mulher ovula irregularmente ou não tem ovulação”. Diz Dra. Linda Giudice, especialista em saúde reprodutiva na University of California. “As causas podem incluir estresse, síndrome dos ovários policísticos, idade avançada, problemas hormonais e uma variedade de outros fatores que podem interferir na ovulação normal”.

Outras causas comuns de infertilidade feminina incluem bloqueios nos tubos de falópio e condições que afetam a saúde do ovo ou sua implantação depois da fertilização.

A idade maternal avançada tem se tornado um fator cada vez mais comum para problemas de fertilidade. Nos EUA, 1 de cada 5 mulheres têm seu primeiro filho depois dos 35 anos de idade. Uma vez que a mulher alcança essa idade, complicações para engravidar acontecem em 1 em cada 3 casais tentando ter um bebê. Estudos sugerem que depois dos 30 anos, as chances da mulher engravidar diminuem a cada ano, especialmente após os 37 anos de idade.

”Um dos maiores desafios no tratamento da fertilidade está relacionado à idade maternal avançada, cquando a quantidade e qualidade dos ovos diminui”, diz Dra, Giudice. “Para mulheres mais velhas, o tratamento geralmente ajuda a conseguir a ovulação, mas o problema geralmente está em não ter ovos de boa qualidade”.

A idade não só reduz as chances de engravidar, mas também aumenta a probabilidade de aborto espontâneo ou ter bebê com certos problemas de saúde. Gravidezes de alto risco também são mais prováveis à medida que a mulher envelhece.

Pesquisas sobre infertilidade

Dra. Giudice e sua equipe estão entre os muitos cientistas que estudam o processo da gravidez. “Estamos examinando o que acontece durante certos estágios o desenvolvimento do ovo, quando a mulher tem idade avançada e quando tem uma condição chamada endometriose, a qual afeta a qualidade do ovo e revestimento do útero e sua receptividade à implantação”, diz Dra. Giudice.

Dr. Schlege e sua equipe estão entre aqueles focando nas causas da infertilidade masculina. “Estamos examinando fatores chamados micro-RNAs, os quais são pequenos pedaços de material genético que são fabricados pelo corpo para ajudar a regular como uma ampla variedade de partes do organismo funcionam, incluindo áreas do testículos envolvidas na produção de esperma”, diz Dr. Schlegel. “Também estamos examinando outras causas genéticas de infertilidade e formas de melhorar ou fazer esperma para homens que não o conseguem fabricar”.

Como aumentar as chances de engravidar

Em alguns casos, infertilidade pode ser corrigida através de mudanças no estilo de vida, como perder peso ou parar de fumar. Se isso não funcionar, o médico pode recomendar medicamentos, cirurgia, inseminação artificial ou tecnologia de reprodução assistida, a qual geralmente é a opção mais cara e complexa. Tecnologia de reprodução assistida inclui diferentes métodos para fertilizar o ovo, geralmente fora do corpo.

Para casais que estão tentando engravidar sem sucesso, especialistas recomendam procurar ajuda médica depois de pelo menos 1 ano tentando se a mulher tiver menos de 35 anos, ou depois de 6 meses de tentativa se ela tiver mais de 35 anos. Também é uma boa ideia para os casais conversar com médico antes mesmo de tentar engravidar.

“Se você estiver planejando começar uma família, sua saúde é muito importante”, diz Dr. De Paolo. “Ao estar bem de saúde, você tem melhores chances de engravidar no prazo normal, e terá maior probabilidade de ter um bebê saudável também”. 

Saiba mais:
Temperatura basal - Método para engravidar
Como engravidar
Período fértil e ciclo menstrual
Ovulação - Sintomas
Dieta da Fertilidade
Sintomas de gravidez
Período fértil feminino para engravidar - Como saber e calcular
Calculadora da Ovulação e Tabela dos Dias Férteis
Período infértil
Tabelinha período fértil - Calculadora da ovulação e dias férteis
Ciclo menstrual, menstruação irregular e período fértil
Tabelinha - Método anticoncepcional ou para engravidar
Teste de gravidez caseiro de farmácia funciona?
Ovulação - Teste de gravidez caseiro de urina
Beta hcg
Infertilidade masculina e feminina
Infertilidade feminina - Causas, diagnóstico e tratamento
Infertilidade masculina - Varicocele
Tratamento da infertilidade
Fertilidade e infertilidade
Endometriose - doença de mulheres jovens
Endometriose - O que é, sintomas
Endometriose - Gravidez, tratamento, tem cura?
Síndrome do Ovário Policístico
Anovulação - Causas, sintomas e tratamento 
Zinco e Fertilidade


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Tradução: © Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: The National Women's Health Information Center