Chocolate - Fatos nutricionais

Chocolate - CDC/ Debora Cartegena

Tudo bem, eu confesso que não resisto! É Páscoa e o chocolate é o doce mais popular. A notícia não é de todo ruim. De fato, raros são os alimentos que são “ruins” quando comidos com moderação. 

Amar chocolates não é nossa culpa, uma vez que nascemos com preferência para doces! De fato, isso é parte da nossa evolução biológica, uma vez que precisamos de açúcar para sobreviver (sim, açúcar!). Nosso cérebro usa somente açúcar como fonte de combustível, e nosso corpo o prefere como energia. Estudos em bebês confirmaram essa preferência. Os bebês mostram preferência instantânea para doces em comparação aos outros gostos.

Alguns fatos nutricionais sobre chocolates

* 30 gramas de leite achocolatado contêm em torno de 140 calorias (lembre que 30 gramas é muito pouco!)

* 30 gramas de chocolate contêm o equivalente a um saquinho de açúcar.

PUBLICIDADE

* A quantidade média de gordura é de 9 gramas para cada 30 gramas de chocolate, em torno de 55% das calorias totais. Os chocolates mais caros costumam ter mais gordura, e desta forma mais calorias.

* Chocolate contém fibras. Para cada 30 gramas de chocolate há em torno de 1 grama de fibra. 

* Chocolate pode elevar a pressão arterial em pessoas tomando alguns tipos de medicamentos (como Inibidor da monoamina oxidase) e alguns suplementos (como erva-de-são-joão). Apenas um pouco de chocolate geralmente não é capaz de causar esse efeito colateral, porém algumas pessoas podem ser sensíveis.

* Chocolate também contém compostos químicos com efeitos semelhantes a medicamentos, como a cafeína, de efeitos estimulantes, e outros que proporcionam efeito viciante (não é surpresa que nos sentimos bem comendo chocolates!). De fato, um estudo recente em crianças mostrou que os componentes do chocolate, incluindo açúcar, proporcionam alívio da dor também! Alguma surpresa que pessoas com coração partido comam chocolate?

PUBLICIDADE

* Chocolate também contém fitoquímicos do grupo flavonóide! O mesmo tipo de fitoquímico encontrado em uvas, vinho tinto e cebolas, os quais são bons para a circulação sanguínea (tudo bem, não vamos enfatizar tanto os benefícios).

Então, o que um amante de chocolates faz? Aprecia, porém com moderação. Caso sinta fome, prefira uma comida “de verdade”, que tenha um pouco de proteína. Comer proteína antes do chocolate diminuirá a velocidade com que esse é absorvido na corrente sanguínea. Quanto mais devagar o chocolate for absorvido, mais lentamente o açúcar no sangue se elevará e os químicos viciantes do chocolate agirão mais vagarosamente. 

Saiba mais:
Chocolate é bom para sua saúde?
Chocolate na saúde
Chocolate e exercícios compartilham ingrediente chave
Benefícios do chocolate amargo
Chocolate dá espinhas e acne
Melhor horário para comer doces
Flavonóides
Vinho tinto e prevenção do câncer
Resveratrol no vinho tinto é antiinflamatório
Vinhos - Benefícios do vinho à saúde


PUBLICIDADE


Créditos:
Junefit.com
Texto copyright © por Junefit.com
Tradução copyright © 2014 por Hélio Augusto Ferreira Fontes
Para dicas semanais, Programa Nutricional e Programa de Perda de Peso, acesse Junefit.com

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: