O choque cardiogênico acontece se o coração subitamente não consegue bombear suficientemente sangue rico em oxigênio para o corpo.
Ela mais comumente ocorre se a câmara esquerda inferior do coração, o ventrículo esquerdo, subitamente para de funcionar porque um ataque cardíaco em progresso previne o músculo cardíaco de obter suficiente sangue rico em oxigênio. Como resultado, o músculo cardíaco enfraquecido não consegue bombear suficiente sangue rico em oxigênio para o resto do corpo.
Em torno de 3% dos casos de choque cardiogênico, a câmara direita inferior do coração, ventrículo direito, não está funcionando. Isso significa que o coração não consegue bombear eficientemente sangue aos pulmões, onde ele obtém oxigênio para o levar de volta ao coração e ao resto do corpo.
Sem sangue rico em oxigênio alcançando os principais órgãos do corpo, várias complicações podem ocorrer. Quanto menos tempo a pessoa ficar em choque cardiogênico, menores serão os danos aos seus órgãos. Por isso é muito importante obter tratamento de emergência o mais rápido possível.
Causas por trás do choque cardiogênico
As causas por trás do choque cardiogênico são as condições que enfraquecem o coração e o impedem de bombear suficiente sangue rico em oxigênio ao coração.
Doença das artérias coronárias e ataque cardíaco
A maioria dos ataques cardíacos ocorre como resultado de doença das artérias coronárias. Nessa doença, substância gordurosa chamada placa estreita ou bloqueia as artérias coronárias. O acúmulo de placa reduz o fluxo sanguíneo ao músculo cardíaco e aumenta a probabilidade de formação de coágulos nas artérias.
Condições causadas pelo ataque cardíaco
O ataque cardíaco pode causar algumas condições cardíacas sérias que podem ocasionar choque cardiogênico. Exemplos incluem:
* Ruptura do septo intraventricular. Essa é uma condição que ocorre quando a parede que separa os ventrículos rompe.
* Ruptura do músculo papilar. Essa condição ocorre se os músculos que ajudam a ancorar as válvulas cardíacas param de funcionar ou rompem em decorrência do corte de suprimento de sangue.
Outras condições cardíacas
Algumas condições cardíacas sérias, que ocorrem com ou sem ataque cardíaco, podem causar choque cardiogênico. Exemplos incluem:
* Miocardite, inflamação do músculo cardíaco.
* Endocardite, infecção do revestimento interno das válvulas e câmaras cardíacas.
* Arritmias cardíacas potencialmente fatais.
* Tamponamento pericardial, muito fluido ou sangue ao redor do coração.
Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é um bloqueio súbito em uma artéria do pulmão. Essa condição é geralmente decorrente de coágulo sanguíneo que viaja ao pulmão a partir de uma veia na perna. Embolia pulmonar pode danificar o coração e outros órgãos do corpo.
|