Sintomas e sinais de choque cardiogênico
A falta de sangue rico em oxigênio alcançando o cérebro, rins, pele e outras partes do corpo causa os sinais e sintomas do choque cardiogênico.
Alguns dos sinais e sintomas típicos de choque geralmente incluem pelo menos dois ou mais dos seguintes:
* Confusão.
* Perda de consciência.
* Batimento cardíaco rápido súbito e sustentado.
* Sudorese.
* Pele pálida.
* Pulso fraco.
* Respiração rápida.
* Diminuição ou interrupção de urinação.
* Pés e mãos frios.
Qualquer um desses sintomas sozinho é improvável ser choque cardiogênico.
Se você ou alguém estiver tendo esses sinais e sintomas, chame atendimento de emergência imediatamente. O tratamento imediato pode prevenir ou limitar danos duradouros ao coração e outros órgãos, e prevenir morte súbita.
Prevenção do choque cardiogênico
A melhor forma de prevenção do choque cardiogênico é diminuir o risco de doença das artérias coronarianas e de ataque cardíaco (leia artigo
Doenças cardíacas - Prevenção de doença cardíaca e seus
tipos). Se você já tem doença das artérias coronária, é importante ter tratamento contínuo de um médico experiente em tratar pacientes com problemas cardíacos.
Se você tem ataque cardíaco, deve obter tratamento imediatamente para tentar prevenir choque cardiogênico e outras possíveis complicações:
* Aja imediatamente. Conheça os sinais de alerta de ataque cardíaco para que possa agir rápido a fim de obter tratamento. Muitas vítimas de ataque cardíaco esperam 2 horas ou mais depois do aparecimento dos sintomas para começar a procurar atendimento médico (para mais informações, leia artigo
Sintomas de ataque cardíaco).
* Se achar que está sofrendo ataque cardíaco, chame imediatamente atendimento médico de emergência. Chame uma ambulância, de modo que o pessoal médico comece o tratamento no caminho para a emergência.
|