A cirurgia bariátrica pode ser uma opção para pessoas com obesidade extrema (IMC maior que 40), quando outros tratamentos falharam. Ela também pode ser uma opção de tratamento para que tem IMC maior que 35 e uma condição médica potencialmente fatal como apnéia do sono severa (pausas na respiração enquanto dorme), cardiomiopatia relacionada à obesidade, e diabetes tipo 2 severa.
Tipos de cirurgias bariátricas
Duas cirurgias bariátricas comuns são gastroplastia vertical com bandagem e bypass gástrico em Y de Roux.
Na gastroplastia vertical com bandagem, uma bandagem ou grampos são usados para criar uma pequena bolsa no topo do estômago. Essa cirurgia limita a quantidade de alimentos e líquidos que o estômago pode reter.
No bypass gástrico em Y de Roux, uma pequena bolsa é criada com um desvio ao redor da parte do intestino na qual a maior parte das calorias é absorvida. Essa cirurgia limita a ingestão de alimentos e reduz as calorias absorvidas pelo corpo.
Efeitos colaterais e riscos da cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica pode melhorar a saúde e peso de pessoas muito obesas. Porém, ela pode ser arriscada, dependendo da saúde geral do paciente. Gastroplastia tem poucos efeitos colaterais de longo prazo, mas o paciente deve limitar a ingestão de alimentos dramaticamente.
Já o bypass gástrico em Y de Roux tem mais efeitos colaterais, como náusea, diarréia, tontura e inchaço abdominal. Esses efeitos colaterais são parte de uma condição chamada síndrome de dumping. Depois do bypass gástrico em Y de Roux o paciente pode precisar tomar suplementos de vitaminas e minerais para prevenir deficiência de nutrientes.
Acompanhamento médico por toda a vida é necessário depois de cirurgia bariátrica. O médico pode recomendar um programa, tanto antes quanto depois da cirurgia bariátrica para ajudar o paciente com dieta, atividade física, e capacidade para cooperar.
Se você acha que pode ser beneficiar de cirurgia bariátrica, converse com seu médico. Pergunte se é candidato para essa cirurgia e discuta seus riscos, benefícios e o que esperar.
|