A colocação de marcapasso requer uma pequena cirurgia. Essa cirurgia é feita em um hospital. Antes da cirurgia, uma linha intravenosa será inserida dentro de uma das veias. Medicamento será dado através dessa linha intravenosa para ajudar o paciente a relaxar e ficar sonolento.
O médico dará medicamentos para anestesiar a área onde colocará o marcapasso, de modo que o paciente não sentirá qualquer dor. O médico também dará antibióticos para prevenir infecções.
Primeiro, o médico colocará uma agulha numa grande veia, geralmente perto do ombro do lado oposto à mão dominante. Então, essa agulha será usada para enfiar os fios do marcapasso dentro da veia e para corrigir sua colocação no coração.
Assim que os fios estiverem no lugar, o médico fará um pequeno corte na pele do peito ou abdômen. Então, ele colocará a pequena caixa metálica do marcapasso através do corte, a posicionando logo abaixo da pele, e a conectará aos fios que vão ao coração. A caixa contém a bateria do marcapasso e gerador.
Quando o marcapasso estiver posicionado, o médico o testará para certificar que está funcionando apropriadamente. Depois disso, o corte será fechado. O tempo total da cirurgia leva poucas horas.
O que esperar depois da cirurgia para colocação do marcapasso
O paciente que sofreu cirurgia para colocação de marcapasso deve passar a noite no hospital, de modo que a equipe médica possa checar seu batimento cardíaco e certificar que o marcapasso está funcionando apropriadamente.
Por alguns dias a semanas após a cirurgia o paciente pode ter dor, inchaço ou sensibilidade na área onde o marcapasso foi colocado. A dor geralmente é moderada e analgésicos geralmente a aliviam. Deve-se conversar com o médico antes de tomar qualquer medicamento.
O médico pode pedir que o paciente evite atividades físicas vigoras e segurar peso por em torno de um mês após a cirurgia. A maioria das pessoas
retorna às atividade normais em poucos dias depois da cirurgia para colocação de marcapasso.
Riscos da cirurgia de colocação de marcapasso
O risco de problemas decorrente de cirurgia para colocação de marcapasso é muito baixo. Se problemas ocorrem, eles podem incluir:
* Inchaço, sangramento, contusão ou infecção na área onde o marcapasso foi colocado.
* Dano a vaso sanguíneo ou nervo.
* Colapso pulmonar.
* Reação adversa ao medicamento usado durante o procedimento cirúrgico.
|